Entenda o que é WAF e como ele protege aplicativos da web

Os aplicativos da web são protegidos através do WAF security, um importante firewall que previne diferentes tipos de ataques como falsificação em sites e XSS. Dessa forma, o site de uma empresa consegue se manter seguro devido à aplicação que atua em tempo real para controlar ameaças, por exemplo.

No entanto, caso o WAF não esteja incluso no site ou aplicativo, é muito mais fácil para agentes maliciosos entrarem no sistema e furtarem as informações. Se este fator ocorrer e dados de clientes forem expostos na internet, por exemplo, a empresa pode sofrer penalizações e multas graves pela falha de proteção. Entenda mais sobre o assunto.

O que é WAF (Web Application Firewall)?

O WAF security é uma defesa de protocolos que bloqueia, monitora e filtra o tráfego do HTTP, além de analisar entradas e saídas da aplicação na web. Este mecanismo consegue detectar com facilidade entradas estranhas em aplicativos ou sites e realiza uma análise rigorosa de dados.

Além disso, o WAF security verifica o tráfego a fim de prevenir possíveis ataques em aplicações mais vulneráveis. Como principal exemplo, o cross-site scripting e também a injeção de SQL necessitam de um cuidado maior para não serem prejudicados.

Como o WAF funciona?

O WAF security funciona em camadas de aplicativos e atua como se fosse um tipo de gatekeeper. Isto porque a responsabilidade dele é fazer a análise criteriosa de HTTP e HTTPS que sai e entra dos aplicativos e sites a fim de verificar tráfegos perigosos.

WAF em rede

Com relação à WAF security em rede, este tem a função de reduzir os picos de latência, baseado em hardware. Para manter o mecanismo em pleno funcionamento, é necessário armazená-lo adequadamente e realizar manutenções regulares para não se tornar vulnerável.

WAF em hospedagem

O diferencial do modelo de firewall de aplicação é por poder ser integrado ao software do próprio aplicativo ou página da web. Ele pode ser personalizado para atender as necessidades da equipe e, assim, facilitar a obtenção de dados relevantes sobre a segurança do projeto.

WAF em nuvem

No WAF firewall é oferecido uma solução de proteção ainda melhor para prevenir as ameaças da internet. Ele tem a função de proteger toda a extremidade de rede contra tráfegos perigosos, feitos para suportar os mais diversos tipos de aplicações, como os sistemas híbridos, em mais nuvens ou on-premises.

WAF com lista de bloqueios x com lista: como funcionam?

O WAF com lista de bloqueio é um modelo negativo que funciona para proteger a empresa contra ataques já conhecidos pela equipe. Com relação às listas de permissões positivas, estas liberam o tráfego apenas do que realmente foi permitido pelos profissionais para prevenir intrusos.

Por que a segurança do WAF é importante?

O WAF security é importante por auxiliar no gerenciamento de regras e são responsáveis por prevenir possíveis problemas na internet. Isto é, os endereços IP, HTTP, string de URI, cross-site scripting e SQL são protegidos, impedindo que potenciais ataques aconteçam.

Caso contrário, é muito possível que as aplicações sofram invasões de agentes maliciosos. Com a barreira fornecida pelo WAF, interferências não acontecem e os usuários conseguem usar os aplicativos com segurança.

Quais são os benefícios de aplicações do firewall?

O firewall protege as aplicações contra WAF security para proteger a sua empresa a fim de garantir uma excelente experiência no trabalho. Afinal, a proteção diária, filtragem e bloqueio de tráfego indesejado são algumas das soluções que oferecemos em nosso firewall.

1. Equipe de especialistas e atendimento humanizado

Na Algar Telecom, você tem um time de especialistas que vai te auxiliar no que for preciso por meio de um atendimento humanizado. A intenção é proporcionar uma experiência positiva do começo ao fim para todos os que querem saber mais das soluções disponíveis.

2. Suporte 24/7

Caso qualquer problema aconteça com o WAF, você pode entrar em contato com a Algar e solicitar suporte. Os profissionais se encarregam de verificar o ocorrido para resolver quanto antes, independente do dia e horário da solicitação.

3. Instalação simplificada em nuvem

Todo o processo de instalação do WAF security é mais simples: ao ser feito em nuvem e você não precisa de uma variedade de componentes para acrescentar na empresa. É oferecido tudo o que é necessário para a aplicação ocorrer no sistema da empresa e, assim, protegê-la diariamente.

4. Não precisa de equipamentos extras

Não é necessário pagar por equipamentos extras, nem procurar um espaço na companhia para instalar maquinários. Tudo o que se precisa são dos computadores para a instalação ocorrer adequadamente e o WAF conseguir funcionar como esperado.

5. Consultorias sempre que necessário

Sempre que você precisar de uma consultoria, basta entrar em contato com os especialistas da Algar para te ajudar. Explique as suas dúvidas, relate o seu problema e confira a solução de forma imediata e prática que os profissionais apresentam.

6. Proteção contra ameaças

Proteger o sistema da empresa contra ameaças é indispensável e todas as companhias precisam seguir a LGPD à risca para prevenir o furto de dados, bem como a divulgação para terceiros e, ainda, para não ter problemas que incluem processos e multas.

O WAF permite que a sua empresa tenha uma proteção ainda mais completa em nuvem para prevenir agentes maliciosos no sistema. Dessa forma, informações confidenciais são protegidas, acessos de terceiros são impedidos e os usuários que usam as suas aplicações ficam tranquilos diariamente.

Incluir uma tecnologia de ponta como esta na empresa auxilia a impedir ataques e garantir que os softwares permaneçam seguros 24 horas por dia e 7 dias na semana. Entre em contato com a Algar e proteja já a sua empresa!

Avalie este post

Deixe um comentário