MSP (Managed Service Provider): O que é e como escolher o melhor para sua empresa?

Um Provedor de Serviços Gerenciados ou Managed Service Provider (MSP) trabalha como um parceiro de tecnologia para ajudar sua empresa a gerir, monitorar e manter seus sistemas de informação. Com um MSP você pode facilmente expandir e escalar os recursos necessários para suportar seus negócios.

Dessa forma, esse tipo de serviço vem crescendo à medida que as mais diversas empresas percebem a necessidade de terceirizar os serviços do dia a dia para poder focar no core business do seu negócio. No entanto, com tantas boas opções disponíveis, encontrar o melhor MSP para suas necessidades pode parecer uma tarefa desafiadora. 

Por isso, neste artigo, vamos te explicar o que é um MSP, quais são os principais benefícios que ele pode oferecer às empresas e como você pode fazer a escolha certa para o seu negócio.

Continue a leitura e confira!

O que é MSP?

Managed Service Provider (MSP) é um termo usado para descrever a prestação de serviços gerenciados para ajudar as empresas a implantar e gerenciar diversas tecnologias e serviços. O processo de gerenciamento de serviços volta-se para a manutenção, monitoramento e suporte de aplicativos e infraestrutura de TI.

A MSP também fornece gerenciamento de hardware, software, backup e armazenamento, conformidade com a cibersegurança, suporte e gerenciamento de redes, além de serviços de consultoria.

Dessa forma, a MSP oferece uma gama de serviços orientados pelo consumidor para proteger sua infraestrutura de TI. Além disso, as mais diferentes empresas usam MSP para desenvolver segurança e automação de processos, proporcionando a eles uma melhor eficiência de custos.

Ao contratar uma empresa de serviços gerenciados, o cliente tem a certeza de que sua infraestrutura de TI será gerenciada com as melhores práticas da indústria.

Como funciona um Managed Service Provider?

Um MSP usa soluções de alta tecnologia e expertise para fornecer aos clientes controle completo de seus ativos e antecipar ou corrigir potenciais falhas. Dessa forma, a empresa oferece serviços de monitoramento em tempo real, gerenciamento remoto e atendimento a pedidos, bem como garante a segurança dos dados dos clientes.

Além disso, um MSP usa ferramentas inteligentes para rastrear as atividades dos clientes e ajudar a tornar o processo de gerenciamento mais eficiente.

Com um MSP, os clientes podem ter a certeza de que seus dados estão seguros e que suas atividades estão sendo monitoradas de forma eficiente.

Por que contratar um MSP para minha empresa?

Contratar um provedor de serviços gerenciados é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios da tecnologia para sua empresa enquanto otimiza recursos por custo-benefício. Isso porque o provedor de serviços gerenciados é responsável por gerir e monitorar a tecnologia da empresa em tempo integral.

Isso ajudará a otimizar o uso de recursos, antecipar falhas e melhorar o desempenho geral dos ativos de tecnologia da sua empresa. Além disso, com a gestão inteligente dos ativos, também ajuda a reduzir custos operacionais, pois os provedores de serviços gerenciados têm profissionais altamente qualificados à sua disposição para que possam monitorar e gerenciar todos os seus ativos tecnológicos de forma eficiente e eficaz.

Ademais, eles também oferecem serviços como a instalação e manutenção de equipamentos, bem como a integração de sistemas, tudo isso à medida que sua empresa avança na tecnologia.

3 fatores para levar em consideração antes de escolher um MSP

Imagino que você esteja interessado em contratar uma MSP para a sua empresa. Dessa forma, separamos aqui 5 dicas que vão te ajudar na hora de escolher a melhor solução para você:

1- Contrato de nível de serviço (SLAs)

É essencial verificar os níveis de serviço (SLAs) que os serviços de MSP oferecem. Os contratos de nível de serviço são importantes para se certificar de que você obterá os serviços de que precisa com qualidade e em um prazo definido.

Nesse caso, o ideal é identificar a solução que conta com o SLA que faz sentido para as necessidades do seu negócio.

2- Relatório de desempenho

Um dos fatores mais importantes a serem considerados ao selecionar um provedor de gerenciamento de serviços é a capacidade de compartilhar relatórios regulares sobre o desempenho do serviço.

É preciso que o MSP apresente os relatórios de desempenho para fornecer à sua empresa uma prova visível de que o serviço está sendo executado de forma eficaz e de forma consistente.

Além disso, os relatórios ajudam a validar a qualidade do serviço e a qualidade dos serviços prestados pela MSP.

3- Monitoramento de recursos

Outro fator na hora de escolher a melhor MSP para a sua empresa está na capacidade de monitorar recursos em múltiplas localidades é um dos fatores mais importantes a considerar.

O gerenciamento de projetos em várias localidades deve ser feito de forma eficiente, com uma rápida implementação em locais novos. Assim, ao escolher sua MSP, certifique-se de que atende às suas necessidades de monitoramento de recursos com eficácia.

Precisa de um MSP? Conheça a Algar Telecom 

A Algar Telecom fornece soluções completas de TI voltadas para a transformação digital do seu negócio. Desde o monitoramento contínuo e proteção de sistemas, corrigindo possíveis erros ou falhas que possam permitir ataques cibernéticos e garantindo a perda de informações, a gerenciamento de recursos e internet com ultravelocidade. 

Com mais de 60 anos atuando no segmento de TI e telecom, a Algar está atenta às necessidades do mercado de tecnologia da informação, sempre inovando em novos serviços para oferecer entregas de alta qualidade para pequenas, médias e grandes empresas.  

Nossos planos oferecem apoio na elaboração de uma estrutura de TI digital segura, ofertando como MSP: cibersegurança, serviços de backup e monitoramento de sistemas, conectividade da rede e futuro do trabalho.

Agora que você já sabe o que é um MSP, comece a pensar no que é melhor para o seu negócio. Descubra a solução ideal para sua empresa, entre em contato conosco para saber mais.

 

Avalie este post