Entenda o que é IoT e como implementar na sua empresa

Quando falamos sobre novas tendências da tecnologia, o assunto do que é IoT sempre entra em pauta. Isso porque a internet hoje está presente em boa parte dos lares e tem um papel relevante para a vida prática de qualquer um.

Nela nos comunicamos, trabalhamos e dedicamos boa parte de nosso tempo, seja no dia a dia ou no mundo corporativo. Se sua empresa deseja vender melhor, realizar um bom marketing e até mesmo gerir seus negócios e colaboradores, é importante ficar por dentro das inovações com a internet. Entenda sobre o conceito de IoT abaixo.

O que é a Internet da Coisas? Qual o seu conceito?

A Internet das Coisas (“Internet of Things” ou “IoT”) é o conceito de trazer conexão web para dispositivos, ferramentas e processos que normalmente não teriam essa conexão. Um exemplo fácil de entender são as lâmpadas inteligentes controladas por smartphone ou até por voz.

Essa mesma lógica se expande para outros dispositivos, equipamentos e serviços que vão além do mero uso doméstico, como máquinas industriais, processos corporativos e até mesmo prédios inteiros que podem se conectar à internet. 

Além disso, ao entender o que é IoT, uma empresa pode fornecer um atendimento mais ágil e personalizado aos seus clientes, conectar diversos setores da companhia, integrar dados como CRM e adaptar a empresa para vender em diversas plataformas digitais. 

Quais as principais mudanças da IoT para os negócios?

O uso da internet das coisas no ambiente corporativo traz diversas mudanças, como uma atualização no gerenciamento de estoque, no modo de vender, de atender e até de fazer marketing. A conexão de diversos setores com uma rede web traz várias otimizações e veremos algumas a seguir. 

Uso de dados 

Dados são conteúdos importantes para a empresa, pois trazem informação e atualizam os colaboradores em tempo real. Ao aplicar o IoT em sua empresa é possível garantir que esses dados sejam acessados a qualquer momento pelos colaboradores de maneira remota.

Sejam dados disponibilizados nos servidores da empresa ou até mesmo informações armazenadas na nuvem. Assim, diversos setores podem utilizar esses dados, desde o time de vendas até o de marketing. 

Segurança

Com a internet das coisas é possível fortalecer as conexões corporativas por meio de aplicativos de proteção e programas de cibersegurança. Desta forma seu negócio fica totalmente seguro, pode manter informações e até rendimentos de maneira digital. 

Eficiência

Uma empresa conectada pode ser muito mais eficiente, afinal ela se comunica melhor, está mais bem informada, protegida e integrada. Com isso, profissionais fisicamente longe podem trabalhar em equipe e se comunicar em tempo real

Gerenciamento de estoque

Ao entender o que é IoT sua empresa pode otimizar até mesmo o estoque. O gerenciamento pela internet de todos os seus produtos garante uma série de benefícios para sua cadeia de produção. Um estoque conectado conta com:

  • Alertas automáticos;

  • Relatórios;

  • Análise e verificação em tempo real;

  • Buscas no sistema do estoque pela internet.

Se sua empresa trabalha em qualquer área relacionada à produção ou necessita controlar muito bem sua matéria-prima e insumos, a IoT oferece uma excelente saída. Com seu estoque conectado é possível desperdiçar menos e economizar muito mais!

Atendimento automatizado e personalizado

A empresa que utiliza a internet em seu atendimento ao cliente tem mais facilidade na retenção do público. Com a internet é possível ampliar os métodos pelos quais a empresa lida com seus clientes, seja por e-commerce, aplicativos ou qualquer plataforma de vendas online, e tudo isso de forma personalizada!

Com o uso da internet e dos dados compartilhados é possível personalizar a experiência do cliente. Seja na hora da venda, das ofertas ou até mesmo do marketing. Desta forma seu negócio pode aumentar o ROI e reduzir sua taxa de churn

O que analisar para implementar o IoT no meio corporativo?

Antes de iniciar um processo de implementação de IoT é necessário ter uma excelente conexão à internet, como a disponibilizada pela Algar. Aqui, sua empresa terá uma conexão de qualidade que não oscila, é veloz e ainda conta com as melhores taxas do mercado. 

Além disso, com os serviços do Empresa On, sua empresa estará sempre conectada com uma instalação inteligente de roteadores nos melhores pontos de sua companhia. Veja abaixo mais dicas que auxiliarão no plano de implementar o conceito de internet das coisas em seu negócio. 

Entenda como funcionam os processos da empresa

Além de ter uma internet de qualidade é preciso saber como utilizá-la em sua empresa. Neste ponto é fundamental conhecer os processos internos da cadeia de produção. Após isso, a empresa passa a criar um plano de conectá-los à internet.

Essa etapa é fundamental. A empresa deve escolher o que conectar e como, quais são os processos mais urgentes que devem ser priorizados e quais podem demorar mais para serem conectados à rede. 

Busque benefícios reais para a implementação

Ao conectar a IoT também é interessante que a empresa fique de olho nos benefícios que essa conexão trará. A partir daí é possível treinar seus colaboradores para se aproveitar desses benefícios, e até mesmo realizar planos para atualizar e utilizar tais benefícios a longo prazo.

Embora os benefícios sejam parecidos, cada conexão pode trazer suas particularidades. Se aplicado ao marketing, por exemplo, a conectividade traz personalização. Já aos dados e processos de internet, a IoT oferece um gerenciamento mais eficiente e ágil.

Analise com inteligência o resultado que será adquirido

Por fim, é fundamental que, após implementar a IoT, a empresa fique de olho nos resultados obtidos e busque sempre se aperfeiçoar. Boa parte dos aplicativos, softwares e processos digitais que integram a IoT podem ser otimizados com o tempo, basta ficar de olho em possíveis atualizações.

Também é importante haver um processo de capacitação constante por parte da empresa que treine seus colaboradores para conseguirem aproveitar ao máximo todos os benefícios da IoT. Sem esse esforço os processos e ferramentas podem ficar datados e não desempenharem como poderiam. 

Com quais soluções de IoT da Algar pode ajudar a sua empresa?

Além de fornecer internet de qualidade, a Algar oferece algumas aplicações e serviços de conectividade, como redes 5G privativas e gestão de água, que torna a aplicação da internet das coisas ainda mais eficiente. Se já entendeu o conceito, veja quais os serviços da Algar para seu negócio:

  • MoT: gestão inteligente de SIM cards da sua empresa, com relatórios e gerenciamento em tempo real;

  • Utilities Water: um sistema conectado que analisa o consumo de água de toda sua companhia, especialmente na produção;

  • Next Move Car: aplicação de gerenciamento de frota que pode até mesmo emitir alertas quando uma rota fora do planejado for seguida por algum automóvel da empresa;

  • LoRaWAN: serviço de conexão capaz de conectar em uma mesma rede em até 15 quilômetros de distância diversos serviços e dispositivos, sempre de modo muito seguro; 

  • Redes Móveis Privativas: criação de uma rede móvel privada 4G ou 5G de uso da empresa e seus colaboradores, totalmente segura.

Esses são alguns dos serviços e aplicações oferecidos pela Algar na aplicação da Internet das Coisas. Serviços que podem tornar a rotina e produção da sua empresa mais responsável, inteligente e capaz de oferecer o melhor atendimento par todos seus consumidores.

Agora que já conhece mais sobre o que é IoT, seus benefícios e como aproveitar, não deixe de garantir a melhor internet fibra para sua companhia, busque a Algar Telecom e ainda garanta serviços extras essenciais ao seu negócio.

Com a Algar, você tem conexão de qualidade, serviços exclusivos e todo um suporte para fornecer à sua empresa processos modernos que otimizam o desempenho.

Avalie este post

Deixe um comentário