Conheça o Projeto de Eficiência Energética da Algar Telecom

dia mundial da eficiência energética

No dia 29 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Energia. Uma data criada para refletir sobre a sustentabilidade energética. Mais do que nunca, todos precisam pensar em soluções para assegurar o fornecimento de energia futuramente.

Por isso, a Algar Telecom, que entende a importância do assunto, coloca em prática algumas ações sustentáveis. Uma delas é o nosso Projeto de Eficiência Energética. Saiba tudo sobre ele abaixo. Aproveite e tenha uma boa leitura!

Importância da energia renovável

O estudo “Como viabilizar um Brasil neutro em gases de efeito estufa até 2050?”, divulgado em 2022, pela CDP América Latina mostra que para conseguir zerar a meta dos gases nocivos ao planeta é preciso que a matriz energética brasileira com fontes renováveis cresça 52%. 

O relatório é baseado em pesquisas do Laboratório Cenergia da Coppe-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

As energias renováveis são aquelas obtidas por fontes naturais, onde podem ser constantemente renovadas. Ou seja, os recursos são naturalmente reabastecidos. Confira algumas das principais:

  • Energia Solar: É aquela obtida através da captura da luz do sol e sua transformação em eletricidade ou calor;
  • Energia Eólica: Gerada pelo movimento do vento por meio de aerogeradores;
  • Energia Hidrelétrica: Produzida pela força das águas em movimento, geralmente por meio da construção de barragens em rios. A água represada é liberada por turbinas, que acionam geradores e produzem eletricidade;
  • Energia Biomassa: A partir de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, florestais, restos de alimentos e biogás é gerada energia;
  • Energia Geotérmica: É obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.

Entenda o que temos feito para garantir a sustentabilidade energética

Entenda o que temos feito para garantir a sustentabilidade energética

Sabemos o quanto a energia elétrica é um insumo importante na prestação de serviço de Telecomunicação. Por isso, a Algar Telecom tem a responsabilidade de assegurar o fornecimento dela, com uma produção mais limpa e renovável.

Estamos comprometidos com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que faz parte de um pacto global. A intenção é fazer com que as organizações pensem em atitudes mais sustentáveis e nos impactos sociais.

Uma das nossas ações é a adoção de consumo de Energia Incentivada adquirida no Ambiente de Contratação Livre (ACL) nos nossos prédios atendidos em Média Tensão.

Diferenças entre o ACL e o ACR

Vamos te explicar melhor o que isso significa. No Brasil, o mercado de energia é dividido em dois ambientes: o ACL e o ACR (Ambiente de Contratação Regulado). É importante você entender as diferenças entre eles para compreender nossa escolha pela Energia Incentivada.

O Ambiente de Contratação Regulado (ACR) é onde se adquire a energia das concessionárias. Ele atende tanto consumidores de Baixa Tensão quanto de Média Tensão.

Nele, a concessionária de energia possui a concessão para venda de energia em determinado local e todos os consumidores estão ligados na sua rede de distribuição.

Os pontos negativos são que dessa maneira a origem da energia não pode ser garantida e nem mesmo há a possibilidade de negociação de preços.

Enquanto isso, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) ainda é exclusivo para consumidores atendidos em Média Tensão, onde entram indústrias e grandes comércios, por exemplo.

A vantagem é que esse ambiente oferece liberdade para o consumidor escolher o fornecedor de energia e negociar o contrato. Isso dá a garantia da energia consumida, entendendo se a fonte é renovável.

Há dois tipos de energia que podem ser adquiridas no ACL:

  • Energia Incentivada: proveniente de fontes renováveis de usinas de pequeno porte, ou seja, que causam menor impacto ambiental (eólica, solar, biomassa e hidráulica de pequeno porte);
  • Energia Convencional: proveniente de usinas de fontes não renováveis (termoelétrica de carvão, gás natural, petróleo) ou de usinas renováveis de grande porte.

Hoje, os prédios de Média Tensão da Algar Telecom adquirem a Energia Incentivada da fonte hidrelétrica, garantindo assim um consumo de energia limpa e renovável, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

As hidrelétricas, além de serem fontes limpas e renováveis, contribuem com a segurança do fornecimento de energia. Nelas, é possível “estocar” energia nos reservatórios. Na solar e eólica, por exemplo, em que a geração depende da disponibilidade do sol ou dos ventos, isso não é possível.

Essa é uma das atitudes da Algar Telecom que buscam construir um futuro mais sustentável para todos. Pensamos no hoje e no amanhã, agindo com ética, transparência e responsabilidade. 

Leia também: Projeto de ESG da Algar tem reduzido emissões de carbono e preservado florestas

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do Grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C).

A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 69 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 122 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Já que o assunto é sustentabilidade, confira um poucos mais das nossas ações e acesso nosso Relato Integrado clicando aqui.

Assinatura

ELUNIZE EMILIA BAIERLE- Engenheira de Energia – Algar Telecom

Avalie este post