Wifi Marketing: o que é, vantagens e como aumentar suas vendas com ele?

Mulher segurando um celular. Na tela há um símbolo simulando a conexão de uma rede de Wi-Fi social. 

Muitas empresas começaram a se destacar no mercado quando surgiu a onda de acessos ao Wi-Fi que geravam publicações automáticas nas redes sociais — o check-in. 

Isso dava visibilidade à marca, ao mesmo tempo em que servia como um convite de uma pessoa a seus amigos.

Com o tempo, as estratégias evoluíram ainda mais. Hoje, há soluções completas de Wi-Fi marketing que transformam o acesso hotspot em uma verdadeira central de inteligência. 

Com um painel completo e robusto, é possível aprender mais sobre os clientes e direcionar estratégias certeiras para conquistá-los.

Por isso, não deixe de conferir este conteúdo e entender como usar o Wi-Fi marketing para o bem de sua empresa. Ao fim, você entenderá até mesmo qual é a melhor solução do mercado para isso. 

Conheça a solução ideal para gerenciar o Wi-Fi marketing da sua empresa e garantir sucesso com os clientes!

Leia também:

O que é Wi-Fi Marketing? 

O Wi-Fi Marketing é o uso do Wi-Fi e dos dados coletados pelo acesso hotspot para alimentar estratégias de comunicação e marketing. 

Você provavelmente já conhece o poder do Wi-Fi e já sabe que se trata de uma estratégia comum. Contudo, é importante perceber a oportunidade de coletar dados e insights para estratégias de marketing por meio do acesso sem fio.

Afinal, a partir do momento em que as pessoas se conectam à sua rede, várias possibilidades surgem. 

É possível alimentar uma base de dados para influenciar campanhas e ações posteriores ou até mesmo falar diretamente com o cliente por mensagens de e-mail ou SMS

Ademais, é possível buscar dados comportamentais e até demográficos importantes: informações sobre faixa etária, gênero, profissão, bem como hábitos de compra e ações comuns. 

Para isso, a empresa pode disponibilizar um site de acesso com um formulário de cadastro, por exemplo. Essas informações só precisam ser enviadas uma vez para que o usuário tenha acesso ininterrupto nas próximas ocasiões que visitar.

Nesse formulário, uma ideia boa é inserir campos de e-mail e de informações que podem ser usadas posteriormente em um contato. Assim, de forma indireta, você gera um lead — um cliente pronto para a conversação. 

Além disso, o Wi-Fi marketing também busca otimizar a gestão da sua rede, com um painel que oferece respostas para as dúvidas principais. 

Você descobre informações interessantes como: quem é o usuário mais frequente, a faixa etária dos usuários, taxa de acesso média, número de pessoas cadastradas, etc.

A partir dessa visão, a empresa pode agir em duas frentes: melhorando o acesso à rede para otimizar as estratégias de marketing e tomando decisões para melhorar o negócio como um todo. 

Quais as vantagens do Wi-Fi para clientes?

Pessoa conectando uma rede Wi-Fi Marketing em um celular.

Vamos conversar mais sobre a vantagem do Wi-Fi inteligente para clientes.

Criação de banco de dados 

Os dados gerados pela ferramenta de Wi-Fi ajudam a povoar seu banco de dados com insights valiosos para a gestão e para o marketing. 

Ter esses ativos é sempre muito bom, pois eles servem como munição para as equipes na criação de estratégias inteligentes e personalizadas.

Aliás, essa é uma ótima forma de coletar dados sobre os clientes para montar um banco de dados do zero. 

Essa base será, com certeza, usada para análises de dados no futuro, como entrada de modelos de inteligência artificial que buscam identificar possibilidades de venda, por exemplo.

Aumentar vendas 

Oferecer Wi-Fi para clientes já é muito bom. Quando esse Wi-Fi ajuda a criar insights de como melhorar o marketing e as ações de vendas, tudo fica ainda melhor. 

Como resultado, é possível perceber os números de vendas crescendo ativamente, de modo que a empresa consiga alcançar e superar suas metas.

Ao entender os dados de Wi-Fi, a empresa pode criar campanhas específicas para os clientes que visitam, de acordo com suas características. 

Além disso, a organização consegue enviar ofertas diretas com promoções que impulsionam a compra. 

Personalização 

A personalização é um fator muito importante quando pensamos em gestão de clientes hoje. Quando personaliza as estratégias, a empresa aumenta as chances de atrair as pessoas e conquistá-las, sem distrações e sem perder tempo.

Ou seja, a personalização é a chave para que o cliente escolha a sua empresa em meio a tantas outras opções. Com o Wi-Fi marketing, isso é possível.

Com os dados de acesso, é possível visualizar informações específicas sobre os clientes, seus dados de cadastro, informações demográficas e comportamento. 

Diante disso, a empresa é capaz de elaborar estratégias específicas e direcionadas, usando o poder da segmentação.

Isso inclui também a divisão de perfis de clientes com características similares. Nesse sentido, a empresa se esforçará para encantar pessoas de todos esses perfis com as abordagens certas para cada um.

Fidelização 

A consequência natural de personalizar estratégias de comunicação é a fidelização dos clientes. Ao fidelizar as pessoas, a empresa garante que elas sempre voltem, sempre comprem da empresa e ainda recomendem para outras pessoas.

A fidelização é como um ciclo em que os clientes sempre voltam ao início do processo. O Wi-Fi inteligente provê informações precisas que ajudam a aumentar a incidência de clientes fiéis e leais. 

Principalmente por conta da personalização, das ações direcionadas e das campanhas que sabem mais sobre o público. É possível melhorar o retorno sobre os investimentos em estratégias de comunicação. 

Definição de perfil do público 

Para entender seu público, não há outro caminho: é preciso coletar dados, com pesquisas ou formulários, por exemplo. 

Ter um Wi-Fi inteligente para o marketing é uma ótima estratégia para isso, pois você disponibiliza um formulário rápido que as pessoas preenchem sem nem mesmo perceber.

Não é como pedir para que clientes ajudem com uma pesquisa, o que pode ser entendiante; é apenas oferecer a eles o serviço de acesso à internet e, a partir disso, aproveitar para coletar dados.

Esse entendimento de público é muito importante não somente para o marketing, mas também para a manutenção do negócio com um todo. A empresa sabe melhor como se posicionar, como se portar e qual caminho seguir como marca se conhece bem o alvo. 

Facilidade de implementação 

Hoje, ter uma solução de Wi-Fi marketing é muito simples. Há soluções incríveis, como a que oferecemos na Algar Telecom, que ajudam as empresas a montarem essa central de coleta ativa e inteligente em pouco tempo.

Ou seja, é possível coletar muitos dados, fazer análises completas de Big Data e obter insights para operações sem tanto esforço técnico e operacional. Tudo isso com a ajuda das empresas parceiras.

Por que ele é uma ferramenta essencial para o seu negócio?

Imagem de um celular com um ícone de Wi-Fi acima, representando estar conectado à uma rede de Wi-Fi social.

O Wi-Fi marketing pode revolucionar o seu negócio e trazer só impactos positivos. Além do que já falamos, ele é também estratégico para otimizar a gestão infraestrutural da empresa.

Ou seja, serve como uma ótima forma de otimizar a gestão da rede e das telecomunicações como um todo. A gestão tem acesso a relatórios completos que informam também sobre performance, estabilidade e outros aspectos relevantes.

Dessa forma, você tem menos dores de cabeça e problemas técnicos com a infraestrutura e com as conexões. Ao menos pode descobrir os problemas e entender melhor como lidar com eles. 

Em suma, a gestão do Wi-Fi ajuda com insights para melhorar a estabilidade e a precisão de sua conexão por todo o estabelecimento. 

Ademais, os insights sobre os dias e horários de mais acesso podem funcionar como uma base interessante para a tomada de decisão. Inclusive, decisões estruturais, acerca de horários de funcionamento, inclusive.

Em complemento ao que falamos, há outro ângulo importante a explorar. O painel de controle do Wi-Fi inteligente funciona como uma central de gestão das pessoas conectadas. 

Desse modo, pode servir também como uma maneira de proteger o acesso à rede interna (inclusive com bloqueio de sites maliciosos e impróprios, além de outras táticas).

Por essas razões, Wi-Fi marketing é também sinônimo de redução de custos e economia. As estratégias de comunicação geram menos despesas e menos transtornos, o que torna o dia a dia mais tranquilo.

Em resumo, o Wi-Fi marketing é essencial para aumentar a eficiência do controle da rede interna, de modo a garantir melhor desempenho e maior proteção.

Ao passo que oferecer Wi-Fi social é uma ótima estratégia para melhorar a atração de clientes. 

Como implementar o Wi-Fi Marketing?

Vamos conferir agora algumas dicas de como implementar uma solução de Wi-Fi marketing na prática. 

1. Escolha uma empresa que oferece o serviço 

Primeiro, você precisa de um provedor, uma empresa parceira. Busque entender quais são as melhores companhias no ramo e como é o histórico de projetos de cada uma para tomar uma decisão certa. 

É importante analisar a qualidade e a agilidade do suporte, o aparato técnico oferecido, bem como as funcionalidades do sistema. O ideal é que as funcionalidades estejam de acordo com o que sua empresa precisa de fato.

2. Avalie quais informações serão captadas 

Depois, a empresa precisa levantar as informações que serão coletadas com o serviço de Wi-Fi. Ou seja, o que fará parte do formulário principal. 

É importante levar em conta aspectos de privacidade e segurança, estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também pensar na necessidade da empresa.

As recomendações indicam que o formulário deve ser mais simples para que o preenchimento não demore muito. Então, pense bem em extrair informações certas para facilitar as campanhas, ações e ofertas. 

3. Utilize o serviço 

Finalmente, comece a utilizar o serviço de forma ativa. Ofereça a opção de conexão aos clientes e perceba os dados em sua central de análise. A partir desse oceano de novas informações, é possível seguir para o próximo passo.

4. Crie campanhas personalizadas e venda mais!

Em seguida, comece a criar campanhas personalizadas de acordo com os dados coletados. Esse é o momento de pensar nas melhores ações para atingir aos clientes e aproveitar essa conexão possibilitada pelo Wi-Fi inteligente. 

Conheça o SmartFi Pro da Algar!

Mulher sorridente com o aparelho celular na mão enquanto simula estar conectada à uma rede Wi-Fi marketing white label.

A solução SmartFi Pro, da Algar Telecom, é a melhor opção inteligente para usar como um combustível para o seu marketing. Trata-se do Wi-Fi marketing white label ideal para sua empresa. 

Então, atente para as características e diferenciais do sistema:

Praticidade e Eficiência 

É possível controlar o uso da rede a partir de uma central, com uma visão integrada. Contudo, há ainda a opção de controlar grupos específicos, criados a partir de similaridades, como dispositivos em comum. 

Então, as opções de personalização se tornam ainda maiores.

Segurança 

A Algar garante a segurança e a proteção da rede durante o acesso de seus clientes. Além disso, há redundância caso algum problema ocorra com os equipamentos: é possível substituir de modo fácil, sem custos adicionais. 

Painel Gerenciador 

Sua empresa tem acesso a um painel completo com dados sobre todos os clientes e todos os dispositivos conectados, além de estatísticas sobre o uso histórico.

Isso permite saber quem usa e saber como direcionar alguma estratégia de comunicação para fidelizar essas pessoas. 

Fidelização de clientes 

São inúmeras as possibilidades de fidelização que podem ser pensadas com o apoio do SmartFi Pro. Por isso, sua empresa só tem a ganhar. 

Assistência 

Nosso suporte oferece diversos serviços importantes, como:

  • mudanças em regras de segurança;
  • bloqueio de sites;
  • relatórios de gestão;
  • personalização da tela de login. 

Conheça a solução ideal para gerenciar o Wi-Fi marketing da sua empresa e garantir sucesso com os clientes!

Perguntas Frequentes (Guia Rápido)

Como funciona o Wi-Fi marketing?

A partir do controle do Wi-Fi, sua empresa dispõe de dados importantes para personalizar ofertas e criar campanhas eficientes. 

Como fazer propaganda pelo Wi-Fi?

Com uma boa solução de Wi-Fi marketing, a equipe é capaz de criar propagandas que surgem automaticamente quando o cliente se conecta. Assim, ele fica sabendo de ofertas especiais e soluções específicas para suas necessidades.

Vale a pena investir em Wi-Fi marketing?

Além de melhorar a captação de clientes, um Wi-Fi inteligente para o marketing serve como uma gestão do próprio desempenho da rede, de modo a impactar positivamente a sua empresa como um todo. Então, vale a pena e traz retorno!

Conclusão

O Wi-Fi marketing é uma importante estratégia para personalizar abordagens, criar campanhas segmentadas e conquistar mais clientes. Dessa maneira, a gestão consegue expandir o negócio de forma segura e precisa.

Por isso, é importante procurar a melhor solução para sua necessidade. A Algar Telecom se destaca por suas características inovadoras: um suporte muito bom, análises de dados intuitivas, bem como segurança para o seu Wi-Fi.

Avalie este post