Antivírus Corporativo: o que é, como funciona e por que é importante?

antivirus corporativo

O antivírus corporativo é uma ferramenta imprescindível para organizações que se preocupam com segurança da informação e produtividade. 

Estamos na era da transformação digital, que possibilita a otimização dos negócios e a inteligência de dados. Porém, junto com os benefícios, aparecem também os riscos, como os ataques de cibercriminosos. 

Para que o uso da tecnologia nos processos de trabalho seja cada vez mais vantajoso, é preciso se cercar de soluções que garantam a segurança, certo?

É neste contexto que precisamos saber como funciona o antivírus corporativo, qual a sua importância e os benefícios que ele traz para uma empresa.

Vamos lá?

Proteja sua empresa contra fraudes e suas informações com o gerenciamento de segurança da Algar Telecom!

Leia também:

O que é um antivírus corporativo?

Um antivírus corporativo é um software de proteção, aplicável ao ambiente da empresa, que possui como objetivo detectar e remover ameaças, prevenir o acesso a sites perigosos e suspeitos, evitar o roubo de informações e as invasões, dentre outras ações.

Essa ferramenta possui recursos que se destinam exclusivamente às demandas das organizações e pode atender a qualquer segmento, tipo e porte de empresa. 

Quanto mais completa a solução for, mais funcionalidades oferece. Ela pode, por exemplo, incluir rastreamento e identificação de vulnerabilidades, gestão de sistemas e processamento de correções de falhas.

Entendeu o que é um antivírus corporativo? Seu conceito já dá uma ideia de sua importância, mas vamos nos aprofundar nisso.

Qual a importância de se ter um antivírus corporativo?

Em 2021, grandes empresas brasileiras, como Lojas Renner, CVC e Serasa Experian, foram vítimas de ataques cibernéticos, como mostra a publicação da Forbes

Seus sistemas foram invadidos e, consequentemente, houve exposição de clientes e usuários, e/ou indisponibilidade das operações.

Além disso, conforme pesquisa da BugHunt sobre segurança da informação, 26% das empresas brasileiras foram atingidas com ataques de phishing, ransomware, vírus e vishing 

Já pensou se sua empresa for vítima de vazamentos de dados, invasões e outros tipos de ataques e golpes digitais? Há um grande impacto financeiro e operacional, além dos prejuízos à reputação.

Dados pessoais, sensíveis e sigilosos fazem parte dos processos de trabalho diariamente e precisam ser protegidos. 

Por isso, as soluções de antivírus corporativo são de suma importância para uma organização. Elas são pilares fundamentais para a segurança da informação, garantindo sua disponibilidade e privacidade.

Vamos falar um pouco mais sobre os benefícios dessa ferramenta?

Principais benefícios do antivírus corporativo

Mãos de uma mulher simulando digitar algo confidencial em seu notebook. Contar com soluções de antivírus corporativo é muito importante para proteger seus arquivos.O antivírus cria uma barreira de proteção em todos os terminais da empresa e atua em diferentes frentes de vulnerabilidades. Dessa forma, assegura as atividades empresariais contra os diversos tipos de malwares. 

Veja a seguir seus benefícios para a empresa:

Controle de acessos

Uma boa solução de antivírus para empresas possui como funcionalidade o bloqueio do acesso a páginas da web e sites suspeitos ou infectados. 

É importante lembrar que, em geral, a distribuição de malwares ocorre via navegação online. Por isso, ter uma ferramenta que faz o controle de acessos é ainda mais importante.

Suporte especializado

Os benefícios que as soluções de antivírus corporativo trazem são inúmeros. Um deles é o suporte do fornecedor com uma equipe especializada em cibersegurança. 

Diante de imprevistos de proteção de dados e situações de risco, existe um time para apoiar as rotinas de detecção e remoção de ameaças. 

É possível, inclusive, contar com treinamentos de gestão e execução das funções do antivírus, garantindo que a empresa tire o máximo da ferramenta.

Segurança

Uma das características dos melhores antivírus para empresas é o gerenciamento centralizado, onde o gestor de TI realiza o controle das funções de segurança. 

Além de dispensar a configuração do antivírus nas estações de trabalho, esse recurso aumenta a performance dos dispositivos da equipe e favorece a segurança da informação. 

Afinal, não será preciso fazer a gestão individual e a configuração de cada computador, bastando aplicar as regras de proteção para toda a rede. 

Proteção múltipla

Você sabia que um bom antivírus empresarial oferece uma proteção abrangente e múltipla?

Isso significa que desktops, smartphones, notebooks, servidores de e-mail, servidores de arquivos e gateway estarão protegidos pela ferramenta.

E não para por aí: em cada ponto da rede, há uma proteção em vários níveis. Na prática, essa proteção envolve:

  • Controle de portas;
  • Detecção de intruso;
  • Proteção para arquivos, web e e-mail; 
  • Proteção anti-spam, anti-spyware, anti-adware, firewall, registry, controle de aplicações.

Custo reduzido

Continuando com os benefícios do antivírus corporativo, qualquer empresa busca soluções com bom custo-benefício para seus negócios.

Essa é uma característica da ferramenta, porque ela não interrompe nem interfere no uso dos dispositivos. 

Em muitos casos, sua proteção contra malwares reduz os custos de manutenção e evita travamentos dos sistemas. Isso porque computadores e servidores conseguem rodar de maneira eficiente e contínua por não estarem lentos ou sobrecarregados.

Em suma, o antivírus mantém a produtividade dos times em alta! 

Proteção continuada

O trabalho “em segundo plano” das soluções de antivírus empresarial é uma grande vantagem que elas apresentam se comparadas às versões domésticas.

E isso não quer dizer ausência de proteção, pelo contrário. A ferramenta oferece proteção contínua mesmo quando os dispositivos são utilizados.

Tanto é assim que realiza atualizações automáticas para evitar a vulnerabilidade dos softwares. 

Distribuição automatizada

Por fim, a distribuição automatizada é também um dos importantes benefícios do antivírus corporativo. 

Isso quer dizer que o software é distribuído de forma automatizada e automática sem que seja instalado individualmente em cada máquina. 

Há situações em que basta se conectar à rede para que a instalação da solução seja feita.

As vantagens que essa ferramenta de proteção traz para a sua empresa também mostram como funciona o antivírus corporativo, certo? Então é hora de escolher a melhor solução!

Como escolher o melhor antivírus para sua empresa?

Mão de um homem segurando um holograma com um cadeado dentro, simbolizando alguma informação protegida. Proteção é obrigatória ao pensar na hora de escolher o melhor antivírus corporativo para você.

Os antivírus empresariais podem ter pouco ou muitos recursos, englobando inúmeras funcionalidades. Há, ainda, pacotes de serviços exclusivos para empresas conforme o seu porte ou segmento de atuação. 

Se sua empresa lida com um grande volume de dados, pode precisar de uma solução mais robusta e completa para evitar as diversas variedades de ciberataques

Por outro lado, há pequenos negócios que podem utilizar softwares mais enxutos, sem perder proteção. 

E quais os melhores antivírus para empresa?

Para encontrar a melhor solução, o ponto de partida é levar em consideração as demandas e os processos da empresa.

Observando a demanda

Você sabe se o setor de TI da sua empresa possui um planejamento de segurança digital? É muito provável que tenha, então é interessante conversar com esses profissionais sobre o antivírus, porque ele é parte de uma estratégia mais robusta de segurança.

Por ser um elemento central, ele deve apresentar recursos suficientes para atender à demanda empresarial, proporcionando assim a proteção almejada.

Cada organização possui uma característica específica. Uma empresa do setor financeiro trabalha com dados sensíveis e demanda proteção elevada em todos os departamentos.

Uma pizzaria, por mais que tenha dados sensíveis de clientes e fornecedores, não precisa de alta proteção para todos os dados armazenados.

Por isso, conforme as necessidades de preservação de dados da sua organização e as reais vulnerabilidades, você poderá escolher o melhor antivírus empresarial.

Buscando referências da empresa

Imagine que você conseguiu encontrar três boas opções de antivírus para sua empresa. O que avaliar para desempatar? As referências do fornecedor. 

Priorizar marcas já reconhecidas pelo mercado, que possuem anos de atuação e suporte imediato é a atitude mais indicada. 

Não é à toa que essas empresas possuem anos de existência. Elas costumam apresentar uma política robusta de investimento em inovação e levam aos seus clientes as tecnologias mais modernas de segurança e proteção.

Olhando os serviços oferecidos

Você já sabe que a função principal de um antivírus é detectar ameaças antes que elas consigam agir, dentre outros recursos de segurança. 

Porém, na escolha do melhor antivírus corporativo, é interessante conhecer quais são os serviços oferecidos pelo fornecedor.

Existe suporte 24 horas em todos os dias da semana? São gerados relatórios periodicamente, para que os gestores empresariais consigam acompanhar os incidentes e a resolução de problemas?

Esses são alguns serviços importantes que agregam bastante no ambiente corporativo.

Analisando os testes

Existem testes realizados por profissionais da área de TI que apontam para um melhor antivírus corporativo. Vale a pena procurar a análise desses testes para saber qual o mais adequado para suas necessidades.

Existem três testes específicos que podem ser avaliados:

  • Teste de performance: avalia a influência da instalação da ferramenta no desempenho dos equipamentos utilizados. Afinal, os times devem conseguir executar suas principais tarefas sem dificuldades. 
  • Teste de proteção em tempo real: avalia a capacidade da solução em manter o equipamento protegido contra ameaças da internet, ataques de malwares e e-mails falsos. Na prática, o antivírus deve bloquear eventuais ameaças.
  • Teste de usabilidade: junto com o teste de desempenho, avalia a facilidade de uso pelos usuários e o número de incidências de falsos-positivos (consideração de aplicativos legítimos como se fossem ameaças, alertas falsos em sites confiáveis etc.).

Entendendo como funciona o suporte

Por fim, o melhor antivírus empresarial deve apresentar um suporte mais do que satisfatório.

Se as soluções são personalizadas conforme as deficiências e as demandas da sua operação, isso se torna ainda mais importante, certo?

Portanto, avalie se existe um suporte especializado do sistema e como ele funciona no dia a dia. Você precisa ter certeza de que terá ajuda na hora de configurar a ferramenta e nas rotinas empresariais.

Aprendeu qual o melhor antivírus corporativo? É aquele que atende às suas demandas, tem bons recursos, é oferecido por uma empresa de referência com suporte especializado. 

E por que um antivírus doméstico não serve para sua organização?

Antivírus corporativo x doméstico: quais as diferenças?

Mãos digitando informações confidenciais em um notebook. Antivírus corporativos e domésticos possuem diferenças de proteção.

Para entender a diferença entre as soluções, vamos à pergunta inicial: o que é um antivírus corporativo? Uma ferramenta voltada para o ambiente empresarial que apresenta recursos robustos e variados para proteger um grande volume de dados. 

É, por isso, uma solução que aprimora a segurança da informação e diminui os riscos de vazamentos de informações de usuários, clientes e parceiros. 

Um antivírus doméstico é aquele que você pode usar em suas atividades particulares em casa. Seus recursos de proteção são básicos e, normalmente, funcionam bem para tarefas de menor valor. 

Muitas versões domésticas podem, inclusive, ser baixadas gratuitamente. Mas não espere delas a proteção contínua e apropriada para as informações e os dados corporativos.

Para uma empresa, é fundamental buscar soluções para proteger as informações, como as soluções da Algar Telecom.

Como a Algar ajuda a proteger as informações da sua empresa?

A Algar Telecom é uma empresa que atua em Telecom e TI há mais de 60 anos. Um de nossos serviços é o SOC, focado em gestão de segurança.

Ele apresenta diversas funcionalidades para sua empresa, desde coleta de informações e sistema de alertas, a armazenamento de relatórios e análise dos dados.

Confira a seguir tudo que a Algar Telecom oferece com o SOC, nosso gerenciamento de segurança do ambiente empresarial.

Atendimento 24/7

Ter uma equipe especializada para atender às suas solicitações 24 horas por dia é fundamental para lidar com ameaças e vulnerabilidades do ambiente.

Na Algar, você pode acionar nossos especialistas em qualquer dia da semana e realizar solicitações ilimitadas de atendimento nos canais WhatsApp, e-mail e telefone.

Sem investimento em equipamento

Para contar com as soluções de proteção de informação empresarial, você não precisa investir na compra de equipamento e licenças.

Proteção e monitoramento

Outra vantagem do SOC Algar Telecom é monitorar eventos com um sistema de alertas em tempo real, o que nos permite dar uma resposta ágil para resolução de problemas.

Relatórios periódicos

Nós sabemos que os relatórios são documentos essenciais para uma gestão assertiva e baseada em dados.

Por isso, entregamos para os gestores empresariais relatórios periódicos com as tentativas de ataques e as análises de vulnerabilidades identificadas e solucionadas pelo SOC.

Portal de acesso

Para ter uma visão consolidada com todas as políticas de segurança da empresa e objetos, a Algar oferece um portal de acesso para todos os clientes.

Solução Pró-ativa

Por fim, nós sabemos que o tempo de resposta frente a incidentes de segurança é algo fundamental para as operações empresariais.

Diante disso, nossa equipe possui capacidade de reação imediata em caso de ataques cibernéticos identificados pelo SOC. Assim, podemos solucionar de forma rápida as ameaças a seu ambiente.

Saiba como o SOC da Algar Telecom protege as informações da sua empresa!

Conclusão

Mão de um homem segurando uma imagem de cadeado representando algo protegido. Uma ótima forma de ter os dados de sua empresa a salvo é através de um antivírus corporativo. 

O antivírus corporativo é uma ferramenta de suma importância para as organizações cujo objetivo é proteger os dados e evitar ataques cibernéticos.

Dentre os benefícios dessa solução, estão a proteção múltipla e contínua, além do controle de acessos.

Para aproveitá-los, é preciso acertar na escolha. Considere as demandas da sua empresa, a reputação do fornecedor e outros pontos.

Dessa forma, você garante, junto com outras soluções, a segurança do ambiente corporativo. Veja como automatizar o backup de dados da sua empresa!

Avalie este post