Chave de segurança da rede: o que é, como encontrar e tipos

Escrito por humanos

Mulher segura celular que mostra conexão ao WiFi. A chave de segurança de rede protege contra invasões.

A chave de segurança da rede é um elemento essencial para proteger a conexão wireless de invasões. Se você não faz ideia do que estamos falando, é simples: é a senha do WiFi.

Ainda que seja um recurso fundamental no assunto segurança da informação, poucos usuários conhecem seu conceito de forma técnica e sua importância. 

Você sabe como encontrar a chave de segurança da rede? Como descobrir a chave de segurança do meu notebook?

Essas perguntas são bastante comuns, e vamos esclarecer essas dúvidas neste artigo.

Vamos lá?

Confira nosso e-book sobre o SmartFi Pro, o wifi para empresas da Algar Telecom.

Leia também:

O que é chave de segurança da rede?

A chave de segurança da rede é um conjunto de caracteres usado para criptografar os dados que trafegam em uma rede wireless. 

Em um conceito simples, é a senha da internet sem fio, que permite o estabelecimento de conexões seguras entre a rede e quem está solicitando o acesso.

A criptografia é a base da segurança da informação e, sem ela, qualquer pessoa que esteja em um raio de acesso à rede wireless terá acesso às informações trafegadas, sem nenhuma dificuldade.

Por isso, tenha em mente que esta chave impede que pessoas não autorizadas acessem a rede e visualizem ou modifiquem as informações que estão sendo transmitidas.

Para que ela cumpra seu objetivo, é fundamental que o usuário escolha uma chave de segurança forte, dificultando assim o acesso de pessoas mal-intencionadas ao sistema.

Agora que elucidamos o conceito e afirmamos a importância deste recurso para evitar ataques cibernéticos, você sabia que existem diferentes tipos de chaves de segurança da rede, cada uma com suas características?

Veja a seguir quais são elas!

Tipos de chaves de segurança da rede

As chaves de segurança da rede podem ser classificadas em 3 tipos principais: WPA, WPA2 e WEP. Cada uma dessas chaves tem suas particularidades e formas de criptografia.

A seguir, conheça os detalhes de cada uma delas!

WEP

A chave WEP (Wired Equivalent Privacy) é a mais antiga e, portanto, a menos segura. Este protocolo foi lançado como padrão de segurança no fim da década de 1990, e atualmente é obsoleto.

Sua criptografia é baseada em um algoritmo chamado RC4 (algoritmo simétrico de criptografia de fluxo), que já foi quebrado. Por isso, esta chave já não é mais recomendada.

A chave WEP possui 40 bits, um valor relativamente alto, mas que não evita a sua quebra. Ataques de dicionário (utilização de nomes comuns), que são um tipo de ataque de força bruta, já conseguem quebrá-la.

Ao longo dos anos, existiram muitas tentativas para melhorar o WEP, mas nenhuma delas resolveu o problema. Isso porque o principal problema do protocolo é a forma como o algoritmo RC4 é utilizado. Ou seja, a questão central é exatamente sua essência.

Por esses motivos, não é um protocolo seguro. Porém, caso ainda seja utilizado, ele é menos suscetível em redes locais e de pequeno porte, em que não há muitas pessoas conectadas.

WPA e WPA2

Pessoa segura celular junto a um modem de internet e um notebook. Um dos tipos de chave de segurança de rede é WPA, que é a mais segura.

A chave WPA (“WiFi Protected Access” ou acesso sem fio protegido) foi criada para substituir a chave WEP, considerando que esta apresentava problemas de segurança.

Em sua concepção, no início dos anos 2000, os desenvolvedores focaram na correção das falhas de segurança encontradas no WEP.

Dentre as propostas de melhoria, destaca-se o uso do algoritmo RC4 de uma forma mais segura, dentro do protocolo TKIP (“Temporal Key Integrity Protocol” ou Protocolo de Integridade de Chave Temporal).

Ou seja, a chave WPA usa uma criptografia mais forte, funcionando a partir de chave secreta de 32 a 512 bits, chamada de PMK ou Chave Mestra Dupla.

Uma das funções mais interessantes da chave WPA é impedir a alteração do conteúdo de uma mensagem transmitida por meio do MIC (“Message Integrity Code” ou Código de Integridade de Mensagem). 

Mesmo sendo mais segura, a chave WPA evoluiu para a chave WPA2, mais recente e mais segura. Ela dispõe de 384 bits.

Sua criptografia é baseada no algoritmo AES (Advanced Encryption Standard), que é considerado o padrão de criptografia para redes wireless. Ou seja, não se usa mais o algoritmo RC4.

É, por isso, uma chave extremamente segura.

Agora que você já sabe o que é chave de segurança da rede e seus tipos, vamos ver como descobri-la? Afinal, como descobrir a chave de segurança do meu notebook?

Como descobrir a chave de segurança da rede?

Pessoa digita em notebook enquanto aparecem símbolos de wifi e conectividade. Para descobrir a chave de segurança da rede, é possível utilizar o roteador ou o computador.

Uma das questões mais buscadas na internet diz respeito ao notebook pedindo chave de segurança da rede.

Para aprender como descobrir esta chave, você pode utilizar o roteador ou um computador conectado à rede.

Se você quer encontrar a chave no roteador, basta encontrar o adesivo em que constam o nome da rede e a senha de segurança.

No entanto, como descobrir a chave de segurança da rede em computadores? A seguir, mostraremos como fazer isso em cada um dos sistemas operacionais mais usados: Windows e Mac.

Windows

Para descobrir a chave de segurança no Windows, você deve seguir os seguintes passos:

  • Selecione a opção “Configurações” no menu “Iniciar”;
  • Selecione a opção “Rede e internet” e, em seguida, “Central de rede e compartilhamento”;
  • Clique no nome da rede pretendida e selecione “Propriedades sem fio” no status do WiFi;
  • Clique em “Chave de segurança de rede” e digite a senha do roteador para se conectar à internet.

E se meu aparelho já possuir a chave memorizada? Como descobrir a chave de segurança do meu notebook?

  • Entre em “Painel de controle” e selecione “Rede e internet”;
  • Clique em “Gerenciar redes sem fio” e, em seguida, no nome da rede (SSID);
  • Clique no nome da rede com o botão direito do mouse, selecione “Propriedades” e vá até a guia de segurança;
  • Selecione a opção “mostrar caracteres” para ver a chave de segurança.

Vamos ver o passo a passo para computadores Mac?

Mac

Para descobrir a chave de segurança no Mac, os passos são igualmente simples:

  • Abrir a função “Pesquisa”;
  • Procurar por “Acesso às chaves”;
  • Busca a rede WiFi a ser utilizada e clicar nela;
  • Selecionar “Mostrar senha”.

Aprendeu como encontrar a chave de segurança da rede? É uma atitude simples, certo? Mas você pode se deparar com outros problemas na hora de se conectar com a internet, como os erros de incompatibilidade.

Como resolver o problema de erro de incompatibilidade de chave?

Se você estiver tendo problemas para conectar-se à sua rede devido a um erro de incompatibilidade de chave, existem algumas soluções que você pode tentar:

  • Verifique se a chave está correta: a chave da rede pode ter sido alterada sem que você saiba. Portanto, verifique se a senha que você está usando está correta, conferindo letras maiúsculas e minúsculas;
  • Atualize o firmware do roteador: às vezes, o problema de incompatibilidade de chave pode ser causado por um firmware desatualizado. Portanto, verifique se o seu roteador está usando a versão mais recente do firmware e, se não estiver, atualize-o. Você pode, também, reiniciar seu dispositivo e o roteador para garantir que não ocorreu travamento.
  • Redefina o roteador: se o problema persistir, uma solução radical, mas que às vezes resolve o problema, é redefinir o roteador para as configurações de fábrica. Isso pode ser feito através do painel de controle do roteador ou do botão de reset na parte traseira do roteador.

Para o caso de redefinir o roteador, você precisará fazer login nele, criar um novo nome para sua rede e uma nova chave de segurança. Em “Configurações de rede”, exclua os detalhes da chave da “Central de compartilhamento”, reinicie o computador, busque pela rede e adicione a nova chave.

Se nenhuma das soluções apresentadas resolver o problema, é melhor entrar em contato com o suporte técnico da empresa ou com o fornecedor de internet e roteador. Eles poderão diagnosticar e solucionar o problema para você.

Perguntas frequentes

Até o momento, você já sabe o conceito de chave de segurança da rede, os tipos de chave e outros pontos.

Mesmo assim, ainda vemos perguntas frequentes dos usuários. Como encontrar a chave de segurança da rede? Qual é a chave de segurança de rede? Como descobrir a chave de segurança do meu notebook?

Vamos tirar essas dúvidas agora!

Como encontrar a chave de segurança da rede?

A chave de segurança da rede é um código que você precisa para conectar-se à sua rede sem fio. Você pode encontrá-la no roteador (adesivo com nome da rede sem fio e senha), na “Central de Rede e Compartilhamento” ou “Acesso às Chaves” no computador, e ainda nas configurações WiFi do celular ou tablet.

Como resolver erros na chave de segurança da rede?

Tela de um computador mostra a falta de conexão à internet na página inicial do Google. Existem algumas soluções para eventuais erros na chave de segurança da rede.

Os erros de chave de segurança da rede podem ser causados por vários fatores, como uma chave incorreta, um firmware desatualizado ou um problema no roteador.

Para resolver esse problema, você pode tentar algumas soluções, como verificar se a chave está correta, atualizar o firmware do roteador ou redefinir o roteador.

Se nenhuma dessas soluções funcionar, entre em contato com o suporte técnico da sua empresa ou com o fornecedor de internet e roteador.

É possível mudar a chave de segurança da rede?

Sim, é possível alterar a chave de segurança da rede. A maior parte dos roteadores sem fio possuem uma página da web por meio da qual é possível fazer essas alterações.

Basta você obter o endereço IP do roteador sem fio (gateway padrão), fazer o login na página, buscar qual o tipo de chave de utilizado.

Como descobrir a chave de segurança da rede do meu celular?

Para descobrir a chave de segurança da rede do seu celular, você precisa abrir o aplicativo de configurações do seu celular e, em seguida, ir para a aba de Wi-Fi.

Na aba de Wi-Fi, selecione a rede que você deseja se conectar e, em seguida, clique em “Mostrar chaves de usuário”.

Como descobrir a chave de segurança do meu notebook?

A primeira tentativa para descobrir a chave de segurança do notebook é utilizar as informações que constam no adesivo do roteador (nome da rede sem fio e a senha).

Caso o notebook esteja conectado ao WiFi e continue solicitando a chave de segurança, você pode seguir os passos que mencionamos conforme cada sistema operacional.

O resumo para Windows é: “Iniciar” > “Configurações” > “Rede e internet” > “Central de rede e compartilhamento” > clique no nome da rede > “Propriedades sem fio” > “Chave de segurança de rede” > digite a senha do roteador.

No Mac, basta abrir a função “Pesquisa”, procurar “Acesso às chaves”, clicar na rede WiFi a ser utilizada e selecionar “Mostrar senha”.

Seja no notebook ou no desktop, é fundamental buscar qualidade de sinal Wi-Fi, controle na rede e segurança de acesso, certo? 

Conheça o SmartFi Pro, wifi para empresas da Algar Telecom que permite a gestão simples e seguro de todos os dispositivos conectados!

Conclusão

A chave de segurança da rede é um código importante que você precisa para conectar-se à sua rede sem fio. Ela pode ser encontrada no computador, no tablet, no celular, no notebook ou no roteador.

Esse recurso é fundamental no ambiente empresarial, pois garante que somente as pessoas autorizadas tenham acesso à rede. Dessa forma, é possível evitar vazamentos de informações confidenciais e outros problemas.

Para garantir a segurança da sua rede, mantenha a chave de segurança da rede sempre segura e troque-a periodicamente.

Além disso, fique atento aos sinais de invasão e, se detectar algum problema, entre em contato com o suporte técnico da sua empresa ou do seu fornecedor de roteador ou internet.

Veja como funciona uma consultoria em TI!

Avalie este post