Entenda o que é a infraestrutura de TI e como funciona

A infraestrutura de TI é a base tecnológica que suporta as operações de uma organização — nela está presente o hardware, software, a rede e serviços relacionados — e a segurança de dados. Além de também ser uma parte crucial de toda a infraestrutura, já que protege as informações contra acesso não autorizado, alterações indevidas, roubo ou perda.

Esses e muitos outros assuntos importantes sobre infraestrutura de TI o que faz se tornam fundamentais para o dia a dia de qualquer empresa. Ficar por dentro de como ela funciona é mais do que necessário para manter todo o sistema em um bom funcionamento, confira.

O que é uma infraestrutura de TI?

Uma infraestrutura de TI (sigla para Tecnologia da Informação) é a espinha dorsal tecnológica de uma organização, já que fornece suporte vital para as operações diárias. Ela engloba uma gama de componentes, projetados para fornecer serviços de TI essenciais, como:

Normalmente, a sua complexidade pode variar já que depende do tamanho do negócio. Empresas menores podem contar com uma infraestrutura mais simples, enquanto as instituições globais necessitam de algo mais robusto e escalável para atender toda a demanda.

É sempre válido lembrar que ter uma infraestrutura de TI eficaz é necessário para garantir a produtividade e a competitividade no mercado atual. Além disso, ela pode ser implementada de diversas maneiras.

Qual é a importância da infraestrutura em TI para uma empresa?

A importância da infraestrutura de TI para uma empresa é inegável, pois desempenha um papel fundamental em quase todas as facetas do negócio. Uma infraestrutura bem planejada e mantida pode ser beneficiária por muitos motivos, como:

  • Aumentar a eficiência operacional;

  • Melhorar a comunicação;

  • Facilitar a colaboração entre as equipes;

  • Impulsionar a inovação.

Além disso, ela permite proteger os ativos digitais da empresa, incluindo dados sensíveis e propriedade intelectual, contra ameaças cibernéticas. Com isso, aumenta-se a confiança dos clientes e parceiros.

Uma boa infraestrutura também oferece flexibilidade para acompanhar as mudanças nas necessidades do negócio e no ambiente tecnológico. Com recursos escaláveis e adaptáveis, as empresas podem expandir ou ajustar todo o sistema, caso necessário.

Quais são os benefícios da infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI oferece uma série de benefícios essenciais para as empresas. Ela tem o poder de aumentar a produtividade ao automatizar processos, reduzir custos operacionais e proporcionar acesso rápido a informações importantes.

Além disso, todo o sistema pode melhorar a comunicação e colaboração entre as equipes, independentemente da localização geográfica. Desta forma, também é responsável por aumentar o nível de criação e inovação.

Outro benefício da infraestrutura de TI é a melhoria na tomada de decisões, por conta dos dados e análises fornecidos em tempo real. Isso permite que os líderes empresariais possam agir com base em informações precisas sobre o desempenho operacional, comportamento do cliente ou alguma tendência de mercado.

Como funcionam os componentes da infraestrutura de TI?

Os componentes de TI trabalham em conjunto para fornecer suporte essencial para as operações de uma empresa. Toda a infraestrutura é composta por uma variedade de elementos, desde softwares físicos até serviços virtuais. Os componentes incluem:

Software

O componente de software é essencial para garantir o funcionamento eficaz e seguro dos sistemas da organização. Ele engloba uma variedade de programas e aplicativos, indo desde sistemas operacionais até aplicativos de produtividade e personalizados.

Ele também é o responsável por gerenciar os recursos de hardware, permitir a interação dos usuários com o sistema e executar tarefas específicas conforme a necessidade do negócio.

Para garantir a estabilidade, segurança e desempenho é importante que o software esteja com correta configuração, constante atualização e manutenções específicas.

Leia sobre as 8 ferramentas de segurança da informação que sua empresa precisa ter.

Hardware

O hardware também é uma parte fundamental da infraestrutura de TI, compreendendo todos os dispositivos físicos necessários para suportar as operações da organização. Isso inclui:

  • Servidores;

  • Computadores;

  • Roteadores;

  • Switches;

  • Impressoras.

Cada um dos dispositivos tem papel específico na infraestrutura, contribuindo para o processamento, armazenamento, comunicação e interação dos usuários com os sistemas de TI.

Gerenciamento de dados

O gerenciamento de dados envolve a coleta, armazenamento e proteção de informações digitais. Tudo isso inclui, principalmente, dados de clientes, transações comerciais, registro de funcionários e outros ativos digitais importantes.

Normalmente, um gerenciamento eficaz de dados inclui a implementação de sistemas de banco de dados, backup, políticas de segurança de dados, recuperação de desastres e estratégias de governança.

Redes

As redes são responsáveis por facilitar a comunicação e o compartilhamento de recursos entre dispositivos e usuários de uma empresa. Elas incluem tanto as redes locais quanto as de longa distância e a infraestrutura sem fio.

Serviços de infraestrutura de TI

Os serviços de TI são essenciais para garantir que todos os componentes tecnológicos funcionem de maneira eficiente e confiável. Por isso, inclui uma variedade de serviços, como:

  • Monitoramento e manutenção de sistemas;

  • Gerenciamento de redes;

  • Administração de servidores; 

  • Suporte técnico; 

  • Serviços de segurança cibernética.

Os provedores dos serviços de infraestrutura de TI podem oferecer soluções personalizadas para atender a necessidade específica de cada cliente. Com isso, contribui para as empresas maximizarem o desempenho enquanto reduzem custos e complexidade operacional.

Além disso, os serviços de infraestrutura de TI estão cada vez mais sendo fornecidos por meio de modelos de computação em nuvem, oferecendo uma gama de serviços sob demanda pela internet.

Isso inclui infraestrutura como serviço (laaS), software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS), que permite às empresas acessar recursos de TI sem a necessidade de investir em hardware e infraestrutura física.

Conheça o Colocation Algar: Data Center seguro para ganho de escala, qualidade, velocidade e padronização dos serviços.

Quais são os tipos de infraestrutura do TI?

Ao tratar dos alicerces tecnológicos que suportam as operações de uma empresa, os tipos de infraestrutura de TI vão desde o hardware, software e redes até os serviços relacionados.

Cada tipo de ser usado para cada finalidade, considerando as necessidades do negócio. Compreender e gerenciar essas infraestruturas de forma eficaz garante a operação suave e eficiente dos sistemas de informação da empresa.

Infraestrutura tradicional

A infraestrutura de TI tradicional refere-se ao modelo convencional de implementação e operação de sistemas de tecnologia da informação em uma empresa. Nela, os recursos são mantidos e gerenciados localmente.

Tudo isso envolve aquisição e manutenção de hardware físico, instalação e configuração de software em ambientes locais e gerenciamento de redes e sistemas de segurança internamente.

Infraestrutura na nuvem

A infraestrutura na nuvem se refere ao modelo de provisionamento e entrega de recursos de TI pela internet. Ou seja, a empresa acessa e utiliza serviços de computação, armazenamento e rede sem a necessidade de manter um hardware físico. Este modelo é perfeito para aqueles que buscam escalabilidade, flexibilidade e agilidade.

Infraestrutura hiperconvergente

Este tipo de infraestrutura de TI é conhecido por combinar computação, armazenamento, virtualização e gerenciamento de recursos em uma única plataforma integrada e totalmente escalável.

Com a infraestrutura hiperconvergente, a empresa elimina a necessidade de hardware especializado e simplifica o gerenciamento de TI. Com isso, permite que as empresas implementem e dimensionem rapidamente os recursos necessários.

Como é uma infraestrutura de TI ideal?

Para que uma infraestrutura de TI seja considerada ideal, é importante que ela seja altamente suficiente, confiável, escalável e segura. Desta forma, ela é capaz de atender às necessidades específicas da organização, oferecendo suporte de forma eficaz e ágil.

Além disso, ela deve ser flexível para se adaptar às mudanças nas demandas dos negócios e no ambiente tecnológico, permitindo uma resposta rápida às novas oportunidades e desafios.

A segurança também é uma prioridade fundamental. Com medidas robustas de proteção de dados e sistemas contra ameaças cibernéticas, a infraestrutura garante a integridade e confiabilidade das informações das empresas.

Tenha uma estrutura de TI de alto nível ao contratar sua hospedagem dedicada.

Como deve ser um processo de suporte de TI?

Primeiramente, o suporte de TI deve ser eficaz para manter a operação funcionando de forma suave. Por isso, deve haver vários canais de comunicação para os usuários relatarem problemas de forma rápida e conveniente, incluindo:

  • Telefone;

  • E-mail;

  • Chat online;

  • Plataforma específica da empresa.

Toda a equipe que compõe o suporte deve ser treinada e capacitada para resolver uma variedade de problemas técnicos de forma eficiente, com procedimentos documentados para garantir consistência e precisão nas resoluções.

Além disso, o processo deve ser ágil, com tempo de respostas definido e escalonamento adequado em caso de questões mais complexas. Tudo isso contribui para que a experiência positiva do usuário aconteça.

Como funciona o gerenciamento da infraestrutura de TI?

Para garantir a operação eficiente e confiável dos sistemas tecnológicos é essencial ter um ótimo gerenciamento de TI. Isso envolve o monitoramento constante do desempenho dos recursos, manutenção preventiva para evitar falhas e implementação de medidas de segurança para proteger contra ameaças.

Além disso, um bom gerenciamento inclui planejamento estratégico para garantir que os recursos de TI estejam alinhados com as metas do negócio. Com isso, é possível estabelecer políticas e procedimentos que garantem o uso eficaz e seguro da tecnologia da informação.

Algar Telecom: a solução para sua infraestrutura de TI

Com um compromisso com a excelência em serviços de tecnologia da informação, a Algar Telecom se destaca como a solução ideal para as necessidades de infraestrutura de TI da sua empresa.

A Algar Telecom oferece uma ampla gama de serviços que podem te ajudar a otimizar sua infraestrutura de TI e garantir operações mais suaves e eficientes. Conte com a instituição para otimizar a infraestrutura da sua empresa!

Avalie este post