Servidor em nuvem para empresas: conheça os benefícios e por que ter

Homem segurando um tablet. Diversos ícones de aplicativos flutuam, como se estivessem em um armazenamento em nuvem para empresas.

O mundo moderno começou a depender ainda mais da computação e de recursos computacionais para funcionar. A crescente demanda por um servidor em nuvem para empresas ilustra bem isso.

Soluções de processamento, armazenamento e rede são essenciais para que o dia a dia seja produtivo e funcional em praticamente qualquer segmento. 

Por isso, foi preciso pensar em estratégias específicas para obter o melhor da computação disponível, de forma acessível e por um preço mais interessante. A computação em nuvem é definitivamente uma das revoluções nesse sentido.

A ascensão do servidor em nuvem para empresas resume bem como os serviços na cloud são indispensáveis para as empresas, fornecendo a base para as operações. 

Diante disso, é preciso saber como escolher um provedor e entender melhor como funciona esse tipo de serviço.

Saiba mais. 

Conheça o servidor em nuvem que permite começar rápido, ter escalabilidade e um controle geral do desempenho para otimizar a TI

Leia também:

O que é servidor em nuvem?

Um servidor em nuvem é uma solução de servidor virtualizado, distribuído e remoto, oferecido como um serviço para empresas que pagam um determinado valor. 

Encapsula um conjunto de recursos computacionais providos sem que o cliente precise realizar manutenção e controle diretos. O cliente não precisa ter um data center instalado localmente para ter acesso a servidores dedicados. 

Falamos em computação distribuída justamente porque a distância geográfica deixa de ser um entrave e passa a ser uma vantagem: é possível acessar remotamente arquivos e recursos alocados até em outro país, em data centers de inúmeros locais. 

Tudo com a agilidade e a sensação de que estão próximos. 

Em suma, o servidor e os componentes auxiliares ficam alocados no espaço físico de um provedor, que fornece o poder de utilização por um preço. Para o contratante, resta a interface de uso basicamente.

Assim, o cliente pode usar aquele servidor para as funções do dia a dia, mesmo que o suporte, a manutenção e a segurança sejam providas e controladas pelo fornecedor. A taxa paga pode ser mensal, quinzenal ou anual. Tudo depende do pacote.

O uso de servidor em nuvem para empresas é um exemplo dos serviços que a computação em nuvem apresenta hoje. 

Todos eles são fincados na ideia de virtualização: a possibilidade de criar uma imagem dentro de um servidor com características específicas e uma quantidade de computação limitada e provisionada.

Essa imagem virtualizada dos servidores de um data center fica disponível para acesso remoto por parte dos clientes, que podem estar em qualquer lugar do mundo.

Quando falamos em servidor em nuvem para empresas, estamos falando provavelmente de algo mais próximo de uma infraestrutura como um serviço (IaaS). 

Trata-se de um serviço na cloud que oferece servidores, rede e armazenamento em nuvem para empresas. Os recursos de sistema operacional e middleware ficam a cargo do contratado.

Em detalhes, temos balanceadores de carga, conexões de rede, bem como outros elementos indispensáveis de uma estrutura tecnológica.

A computação em nuvem se tornou poderosa em um mundo cada vez mais conectado e depende da tecnologia. 

Com o crescimento do Big Data, por exemplo, as empresas necessitam de poder computacional para lidar com os dados em tempo real, de modo a tomar as decisões corretas.

Além disso, as antigas necessidades continuam relevantes: melhorar a comunicação interna, eliminar barreiras e gargalos, produtividade, etc.

Quais os benefícios de ter um servidor em nuvem para empresas? 

Mãos digitando em um notebook. Alguns ícones de aplicativos estão entrando na tela, simulando como se estivesse sendo feito um armazenamento de documentos em nuvem.

Agora, vamos analisar os benefícios de contar com um servidor em nuvem para empresas. 

Organização 

Um servidor em nuvem é sinônimo de maior organização interna. É possível controlar melhor os processos diários, os arquivos e os recursos necessários, com o apoio de uma computação expansível, segura e ágil. 

Segurança 

Um dos maiores benefícios da computação em nuvem, sem dúvidas e hesitações. Os servidores são protegidos com criptografia, monitoramento em tempo real durante 24/7, backups, planos de recuperação de desastres e outras estratégias.

Assim, é possível gerenciar tudo assim que ocorre, estabelecer planos contra ataques virtuais (como ataques DDoS), retomar as atividades depois de um incidente e garantir a continuidade das operações.

Com os backups, por exemplo, você garante disponibilidade, confidencialidade (controle de acesso) e integridade — os três grandes pilares da segurança da informação.

Há ainda a função de redundância dos servidores, que é especialmente relevante. Essa funcionalidade garante que servidores substitutos sejam rapidamente alocados para o lugar de um servidor inativo ou com problemas de segurança. 

Compartilhamento de documentos 

Para compartilhar documentos com agilidade, de uma forma instantânea, a computação em nuvem é o ideal. Um servidor em nuvem para empresas permite mobilidade para acessar arquivos independentemente do sistema ou dispositivo. 

Isso se dá a partir da centralização dos documentos e dados em servidores que podem ser visualizados e acessados por todos, independentemente do local onde estão. 

Assim, é mais fácil trabalhar em conjunto, tanto no caso de pessoas de um mesmo time quanto pessoas de times ou filiais diferentes. A empresa se integra melhor e se torna mais unida. 

Aprimora a continuidade dos negócios

Já falamos sobre a recuperação de desastres. Consiste em um programa de operações para restituir as operações em caso de incidentes inesperados, com estratégias como backups e redundância de servidores. 

Isso tudo representa uma grande vantagem para as empresas: a continuidade do negócio. É possível garantir maior produtividade e continuidade, independentemente dos eventos não planejados que surgem no caminho. 

Escalabilidade

Outra grande vantagem da computação cloud é a escalabilidade. Ou seja, por conta de seus servidores serem remotos, virtualizados e distribuídos, eles podem acompanhar a demanda de uma forma muito rápida.

Em outras palavras, sempre que houver aumento de demanda, você pode adquirir novos pacotes com mais recursos, servidores de maior tamanho, por exemplo. O mesmo acontece quando há redução na jornada de trabalho. Tudo isso de forma instantânea.

Isso é fundamental, pois permite que a empresa mude de acordo com o mercado, contando com uma infraestrutura que apoie essas mudanças. Assim, é possível crescer de forma saudável e eficiente. 

Desempenho 

O servidor em nuvem para empresas é também uma solução para melhorar o desempenho da TI internamente. Afinal, com a contratação de planos e pacotes de recursos distribuídos, você consegue computação de ponta por preços interessantes.

Além disso, a cloud é focada em trazer alto desempenho, justamente para satisfazer as necessidades modernas da empresa. 

No caso de Big Data, por exemplo, é possível ser ágil na resposta e análise dos dados; no caso de comunicação, é possível eliminar os ruídos e a latência (atraso em respostas). 

Estabilidade

Homem segurando com uma mão um holograma simulando uma transferência e armazenamento de documentos em nuvem.

Outro ponto é a estabilidade. Os servidores em nuvem para empresas são uma solução ideal quando se procura uma infraestrutura robusta e consistente, que não apresente falhas consideráveis, nem uptime (instabilidade, quedas dos serviços, etc). 

Os serviços são desenhados para reduzir essa fricção e garantir aos clientes o máximo de tempo estável, no ar, sem grandes dores de cabeça. 

Caso algo aconteça, a equipe do provedor tem o controle em mãos e rapidamente encontra uma estratégia para solucionar o caso. 

A expertise e a experiência jogam a favor nesse caso, pois a equipe de suporte trabalha especificamente com isso e sabe lidar com diversos cenários. 

Tempo de colocação no mercado

Com a computação em nuvem, você pode alocar e provisionar servidores de forma muito simples e rápida, “em tempo de internet”, como se diz hoje. 

Ou seja, com apenas alguns cliques, você contrata e implementa um servidor remoto poderoso para gerenciar as necessidades internas.

Caso você precise de uma infraestrutura rapidamente, montar um data center certamente não é a resposta: requer muita energia, muitos gastos, conhecimento e tempo para organizar-se internamente. 

Ao contratar um data center remoto, tudo é tão simples quanto acessar um painel na internet. 

Isso, por sua vez, garante agilidade no desenvolvimento dos seus sistemas, no uso dos recursos, no compartilhamento dos arquivos, nos processos, etc. 

Custo-benefício 

Por fim, precisamos destacar a questão do custo-benefício. Um servidor em nuvem para empresas representa uma redução drástica de gastos, uma vez que a empresa usufrui de elementos computacionais de ponta sem gastar para ter uma estrutura física.

Em outras palavras, despesas com energia, espaço interno, pessoal para manutenção e suporte são abstraídos em uma taxa simples de gerenciar. Além disso, você só paga pelo que usa, quando usa. 

Essa simplicidade favorece o controle financeiro e garante que a TI ajude ativamente o negócio. 

Como escolher o melhor servidor em nuvem para empresas? 

Agora, vamos entender como escolher o melhor servidor em nuvem para a sua empresa. 

Observando a empresa 

É sempre bom pesquisar sobre o provedor e observar o máximo possível acerca do que ele tem feito e do que ele oferece. Com uma visão ampla de quem é a empresa, a contratante é capaz de construir uma expectativa ajustada do que esperar da parceria.

Então, encontre cases, saiba quais foram os clientes e projetos. Acompanhe o posicionamento da empresa e a comunicação. Dessa forma, sua companhia chega mais perto da resposta sobre qual é a ideal. 

Entendendo a forma da cobrança 

É crucial entender como a cobrança é feita e se esse processo está adaptado ao que sua empresa espera. 

Verifique qual é o prazo de pagamento, quais são os valores e até mesmo em que moeda. Assim, sua empresa pode avaliar com detalhes o custo-benefício e escolher melhor. 

Perguntando sobre o funcionamento do suporte 

Como vimos, o suporte é essencial para um provedor de cloud. Afinal, em casos de dúvidas ou emergências, é preciso informar ao suporte o que está acontecendo e buscar ajuda. 

Por isso, avalie e compreenda as avaliações sobre o time de apoio da empresa parceira, pensando sempre na prestatividade, no tempo de resposta e nas soluções encontradas para cada caso. 

Flexibilidade e customização

Imagem de uma mulher tocando com o dedo um holograma representando a transferência e armazenamento de documentos em nuvem.

Antes de contratar uma parceria, tenha certeza de que seus serviços se adaptam ao que sua empresa precisa. Assim, é possível cortar caminho e garantir o máximo de alinhamento na parceria.

Em casos de negócios muitos específicos, é sempre importante entender a flexibilidade da empresa provedora e como ela consegue atender a demandas especiais. 

Políticas de segurança

Outro ponto para avaliar é o conjunto de políticas e táticas de segurança. Tente entender quais são as soluções que a empresa oferece para lidar com a proteção e com os riscos típicos em casos de servidores em nuvem. 

Também procure pelas soluções de recuperação de desastres, descubra como é feito o monitoramento, etc. 

Como o servidor em nuvem para empresas da Algar Telecom poderá te ajudar?

Agora vamos aprofundar nas características de servidores de nuvem para empresas da Algar Telecom. Assim, você entenderá como ajudaremos sua empresa. 

Painel objetivo e simplificado

Com a Algar, você dispõe de um painel simples e objetivo para gerenciar suas contratações e seus servidores alocados. Assim, é capaz de administrar o desempenho, ter uma visão geral do funcionamento e fazer solicitações.

Veja abaixo um vídeo que ajuda a elucidar esse recurso.

Instâncias

Como falamos, a facilidade de aquisição em um servidor em nuvem para empresas é um dos diferenciais. Na solução da Algar Telecom, as empresas parceiras conseguem com alguns cliques implantar e configurar servidores para suas necessidades. 

Auto Scaling

Da mesma forma, é possível aumentar e provisionar novamente os recursos de acordo com o crescimento da demanda. 

Então, sua empresa assegura a flexibilidade que precisa para utilizar os recursos computacionais a fim de melhorar o dia a dia produtivo. 

Volume

Temos várias opções de volume de armazenamento em nuvem para empresas, variando inclusive entre tecnologias HD e SSD. É possível contar com armazenamento em bloco para arquivos de sistemas, banco de dados e aplicações. 

Suporte diferenciado

O suporte traz os níveis de qualidade que você já espera, com atenção, assertividade, agilidade e eficiência. 

Balanceadores

O uso das instâncias na nuvem é controlado pelos balanceadores. Esses poderosos controladores ajudam a direcionar o tráfego entre os servidores para evitar congestionamento e assegurar o máximo de agilidade. 

Sem limites

A empresa contratante pode variar os modelos de nuvem de acordo com o que desejar e precisar. Assim, é mais fácil garantir aquele nível de customização necessário em casos de negócios específicos e necessidades que variam com o tempo. 

Pague em Real

Na gestão financeira de um servidor em nuvem para empresas, o modelo de pagamento é similar ao de outros serviços na nuvem: pague apenas pelo uso, inclusive, em Real, sem custos escondidos ou adicionais. 

Dados free

A transferência de dados é feita sem custos adicionais, gratuitamente. Isso facilita muito a gestão e o controle dos dados no dia a dia. 

Conheça alguns clientes que já utilizam o servidor de arquivos na nuvem da Algar

Um homem e uma mulher em uma mulher dentro de um data center simulando estarem fazendo uma transferência e armazenamento em nuvem para empresas.

Dois exemplos de clientes que podemos mencionar são a Kímica e a Orsegups

A Kímica recebeu apoio da Algar na interação e comunicação entre filiais distantes, em dois estados diferentes. As soluções de telecomunicação e TI foram cruciais para assegurar produtividade e crescimento seguro da empresa. 

A Orsegups, por sua vez, utilizou as soluções de segurança para garantir estabilidade e disponibilidade dos servidores durante 24/7. Uma das maiores necessidades da companhia é lidar com eventualidades de ataques virtuais. 

Conheça o servidor em nuvem que permite começar rápido, ter escalabilidade e um controle geral do desempenho para otimizar a TI

Conclusão

Um servidor em nuvem para empresas é uma solução crucial, pois virtualiza os recursos necessários e garante que eles sejam contratados sem alocação de espaço físico. Ou seja, a empresa conta com um data center sem precisar gerenciar manualmente.

Essa solução é ampla e inclui servidores, redes e armazenamento em nuvem para a empresa. 

Isso é vantajoso para a produtividade, para a segurança, para a estabilidade e para a redução de custos. 

Avalie este post