Wi-Fi Hotspot: o que é, como funciona e principais benefícios

Escrito por humanos

Placa vermelha sinalizando que há uma rede de internet hotspot disponível na região.

Há décadas, o Wi-Fi era só uma invenção científica tentando se firmar. Especialistas e estudiosos descobriram como enviar dados por sinais de rádio, mas se depararam com alguns erros e desafios, como a interferência de móveis e paredes.

Anos depois, a invenção ganhou forma e se tornou praticamente uma obrigação em todos os locais (até mesmo em vias públicas), pois as pessoas estão sempre conectadas. 

O Wi-Fi hotspot, a tecnologia que permite o acesso, é um grande auxiliar que permite que as pessoas não gastem dados do seu plano de celular. É uma estrutura tecnológica muito simples de ser configurada e mantida.

Para as empresas, pode ainda representar uma forma de aprender um pouco mais sobre o perfil dos clientes e entender seu comportamento. 

Contudo, alguns desafios ainda permanecem. Hoje, devem ser encarados por usuários e por empresas que oferecem um hotspot. 

Saiba mais sobre os desafios e sobre as soluções encontradas. 

banner para produto wifi hotspot

Para gerenciar de forma inteligente e segura o seu Wi-Fi, conheça já o SmartFi Pro!

Leia também:

O que é Wi-Fi Hotspot? 

Um Wi-Fi hotspot é um ponto de acesso para conexão Wi-Fi que permite que as pessoas se conectem a uma rede sem fio e consigam usar a internet sem estarem presos a cabos. É um ponto físico, que é obtido a partir de equipamentos como um roteador e um modem.

Em outras palavras, é um local que oferece internet sem fio, por meio de uma autenticação com senhas geralmente.

O roteador funciona como intermediário entre os dispositivos conectados e os dados que chegam do modem e do provedor de serviços. O roteador é conectado a cabos para oferecer a internet sem fio que tanto conhecemos.

Para avançar no assunto, vamos entender melhor como funciona o Wi-Fi em si. Trata-se de uma tecnologia de comunicação por ondas de rádio, a partir de modulação de frequência.

As ondas de rádio conseguem enviar um sinal a partir da sua propagação, isto é, seu deslocamento de um ponto a outro em expansão. São ondas invisíveis que carregam sinais de dados pelo ar.

A ilustração mais comum e clássica para entender como uma onda propaga é o exemplo da pedra jogada no lago. O efeito provocado pela pedra ao atingir a superfície da água é o que chamamos de onda e é o que leva a informação adiante. 

Contudo, no caso de transmissão de sinais digitais pela internet, a frequência é altíssima (medida em Gigahertz) e a capacidade de transmissão é muito rápida. 

A modulação de frequência transforma os ciclos da onda que se repetem em dados binários discretos, 0s e 1s, para serem decodificados por dispositivos como computadores e smartphones. Pode se estabelecer um padrão de conversão (onda no pico baixo é 0, no pico alto é 1).

O Wi-Fi hotspot é, portanto, o ponto que encapsula toda essa tecnologia e apresenta esse mecanismo de forma acessível para os usuários. É o local onde essas tecnologias funcionam juntas e oferecem um serviço ao cliente. 

Como os pontos de hotspot são encontrados?

Imagem de uma mão segurando um celular. Na tela está simulando que o aparelho está localizando um ponto de internet hotspot.

Pontos de hotspot são encontrados por meio da função Wi-Fi que vem embutida em praticamente qualquer dispositivo eletrônico moderno: celulares, smartphones, consoles de videogame, computadores, TVs, etc.

A partir da ativação da função, o usuário consegue descobrir os pontos e conectar-se a eles. Então, os controladores daquele ponto podem saber que o usuário se conectou e até entender dados analíticos acerca dessas pessoas. 

Com o avanço das tecnologias de controle de Wi-Fi, novas possibilidades surgiram nesse campo. Veremos melhor essas funcionalidades mais adiante neste texto. 

Quais as vantagens de oferecer Wi-Fi Hotspot? 

Já aprofundamos um pouco na parte técnica da tecnologia de rede sem fio e no funcionamento do Wi-Fi hotspot. 

Para seguir, precisamos entrar na questão do Wi-Fi como um serviço oferecido ao seu cliente. 

Isso é praticamente obrigatório hoje em qualquer estabelecimento ou loja. 

Agora, vamos analisar por que é importante oferecer essa conexão Wi-Fi aos seus clientes.

Fidelização de clientes 

Para fidelizar seus clientes, é importante oferecer uma boa conexão sem fio, estável e forte. Hoje, as pessoas já esperam que todo lugar deva ser moderno o suficiente para contar com conexão sem fio. 

Contudo, quando isso é bem-feito, a empresa pode conquistar o cliente de uma forma diferente. É possível se tornar o lugar preferido para estar, pois as pessoas saberão que há uma boa conexão aguardando por eles ali. 

Engajamento 

Um bom Wi-Fi hotspot também ajuda a engajar seus usuários com facilidade. Afinal, é viável conquistá-lo, como já falamos, e assegurar que eles comentem sobre a empresa e até mesmo indiquem a marca para outras pessoas.

As pessoas podem definir aquele local como um favorito para visitar quando estiver na rua, por exemplo, pois ali podem resolver seus problemas, enviar uma mensagem urgente e mais. 

Assim, certamente elas trarão outras pessoas para comprar de sua loja/empresa e se tornarem clientes.

Melhor experiência dos usuários 

Uma boa conexão Wi-Fi hoje é comodidade e praticidade. É permitir ao cliente uma experiência otimizada que ele já espera, para que ele se sinta em casa. 

Essa experiência pode ser definitiva para engajar, como foi apontado, e até para gerar vendas e fidelidade. 

Sobretudo, é uma forma de estabelecer interações valiosas com o cliente, mesmo que ele não compre nada. Ele vai associar a empresa a conforto, praticidade e a soluções que ele precisa. 

Como já citamos, ter um Wi-Fi hotspot em bom funcionamento é apresentar um serviço de qualidade, além do que você já vende. É como um produto à parte, que foca em criar uma experiência inesquecível e única para as pessoas. 

Imagine uma boa conexão, rápida, eficiente e sempre estável. Isso certamente melhora a reputação da marca aos olhos das pessoas, o que faz a empresa ganhar atenção, reconhecimento e novos clientes. 

Como funciona a rede Wi-Fi Hotspot? 

Mão segurando um aparelho celular e na tela aparece o ícone de conexão Wi-Fi, simulando estar encontrando um ponto hotspot. 

Uma das questões mais interessantes da tecnologia de rede sem fio é o controle de acesso que pode ser feito. Para conseguir se conectar no hotspot, o usuário precisa de uma senha fornecida pelo próprio controlador.

Essa senha é opcional, claro, como uma opção de controle dos gestores e donos do estabelecimento. Também dá para bloquear acesso a certos sites e garantir um monitoramento do que é acessado dentro da sua conexão. 

Isso já cria um senso de controle e autorização. É até normal que estabelecimentos comerciais deixem as senhas em locais de evidência para todos os consumidores, contudo, em outros locais, isso pode ser diferente.

Mesmo que seja aberto o hotspot, ainda é possível saber quem se conectou, quantos dispositivos estão conectados e muito mais informações. Isso é bom para quem gerencia a rede.

Essa transparência está associada com o equipamento principal, o roteador. Ele possibilita gerenciar os dispositivos que se conectam. 

Contudo, os roteadores não oferecem tantos dados assim. Caso você precise, terá que recorrer a soluções externas, como uma central de Wi-Fi inteligente.

Tipos de roteador

Falamos anteriormente sobre os desafios que os proponentes do Wi-Fi tiveram no início da jornada de invenção. Um deles era a barreira de interferência por móveis, paredes e elementos que são comuns em uma residência. Isso ainda existe.

Hoje, temos dois tipos de roteadores no mercado. Um que opera a 2.4 Gigahertz e outro que opera a 5 Gigahertz. Os de 2.4 ainda são limitados por sofrerem interferência com outros eletrodomésticos que usam ondas de rádio. 

Ao passo que um de 5 Ghz consegue superar essas dificuldades e fornecer uma rede mais estável. A cobertura do de 2.4 é mais longa, no entanto.

Em suma, esses são os aspectos importantes a considerar com uma conexão Wi-Fi: cobertura, abrangência, estabilidade, velocidade. 

Tipos de acesso

Seguindo no nosso tópico, podemos dividir os modelos de acesso a um hotspot como móvel, público e pré-pago. 

O hotspot móvel pode ser o seu celular. Ele pode transmitir dados Wi-Fi como um roteador, só que de forma conveniente e móvel. 

Um hotspot público é o que vemos em muitos locais: uma rede que nem solicita senha para cadastro. Assim, qualquer pessoa pode entrar e utilizar a conexão em qualquer momento.

Ademais, há pontos de acesso específicos e privados, apenas para quem faz parte da lista do estabelecimento. 

E a opção pré-paga se assemelha a outros serviços pré-pagos: você solicita uma quantidade de dados e usa até acabar com a quantidade prevista. Quando acaba, você precisa contratar mais.

Quais cuidados a serem tomados ao usar a rede Wi-Fi Hotspot? 

imagem de uma mulher segurando um aparelho celular prestes a se conectar à uma rede wi-fi hotspot.

É preciso destacar que manter uma boa conexão Wi-Fi requer uma série de cuidados importantes. 

Um deles é com relação à estabilidade e ao desempenho. Isso depende muito do plano que você contrata, do provedor que fornece a tecnologia e também da forma como é instalado o roteador.

Se o roteador for colocado em um local ruim, muito distante ou com muitas barreiras, o acesso pode ser comprometido e a experiência do usuário também.

Em alguns casos, há uma solução interessante: o repetidor. É um dispositivo que consegue replicar o sinal e amplificá-lo para um certo local, que esteja distante do roteador principal. 

Por outro lado, é preciso reforçar a importância da segurança. Redes de conexão sem fio tendem a ser transparentes, e isso pode se tornar um perigo para empresas que não gerenciam com o devido cuidado. 

Uma rede Wi-Fi pública, em que não há controle direto de acesso, pode ser invadida por hackers.

Nesse cenário de risco, pessoas mal-intencionadas controlam os dados transferidos nessa rede e têm acesso a informações pessoais e privadas das pessoas, como senhas e dados de crédito. 

Claro, só terão acesso se as pessoas fizerem compras ou enviarem esse tipo de informação usando a rede sem fio.

Existem diversas táticas criminosas para fazer com que as pessoas se conectem a um Wi-Fi similar ao da empresa, porém monitorado pelos hackers, por exemplo.

Por isso, é importante reforçar a segurança, tanto do lado do provedor, quanto do lado da empresa. O controle de quem acessa e o monitoramento são indispensáveis para evitar transtornos nesse sentido.

Ter uma boa visão de quem acessa, quais dispositivos utiliza, bem como dados analíticos acerca de quem está conectado pode ajudar a evitar problemas e até a antecipar certos riscos.

Para a empresa, cuidar disso é manter uma boa experiência para seus clientes e evitar que hackers estejam próximos dos dados sigilosos até da própria empresa.

Quais as vantagens do SmartFi Pro da Algar? 

O SmartFi Pro é a solução da Algar Telecom para gestão de Wi-Fi hotspot. Permite um Wi-Fi inteligente que contribui com o dia a dia na empresa, a partir do monitoramento de quem está conectado, dados analíticos acerca do público, segurança e mais.

Veremos a seguir os benefícios de usar essa tecnologia. 

Produtividade 

A SmartFi Pro permite aumentar a produtividade dos gestores que controlam a rede. Possibilita acessar dados de forma muito rápida e prática, sem gargalos. 

Além disso, os dados analíticos favorecem a criação de campanhas e análises de marketing e comunicação, com eficiência para quem não quer perder tempo. 

A empresa conta com um dashboard com dados como perfil de quem acessa, tempo de permanência, tipos de dispositivos, quantidade de usuários conectados e mais. 

Por outro lado, um bom Wi-Fi também interessa a seus colaboradores e usuários. Eles conseguem resolver seus problemas com facilidade, com uma ótima experiência.

Segurança de rede 

A solução da Algar Telecom se destaca também por fornecer segurança e proteção reforçadas para sua rede. Assim, você consegue driblar os desafios comuns em uma infraestrutura de conexão sem fio para fidelizar seus clientes. 

Inteligência e gerenciamento

Como falamos, há um dashboard com dados completos sobre o perfil dos usuários que se conectam ao seu hotspot. 

Isso possibilita ações inteligentes e tomadas de decisão para otimizar o relacionamento com o público, criar ofertas e promoções específicas, melhorar a experiência e até mesmo lançar produtos.

Para quem deseja usar o Wi-Fi para uma função mais complexa do que simplesmente permitir o acesso à internet, a SmartFi Pro é essencial! 

Com essa inovação, seu Wi-Fi se torna um verdadeiro proponente de soluções incríveis para seu negócio. 

Suporte

A tecnologia da Algar Telecom inclui um suporte técnico excelente, sempre presente para o que for necessário: manutenção, bloqueio de sites, configuração de autenticação por login, acesso a relatórios e dados, etc.

Gerencie de forma inteligente e segura o Wi-Fi da sua empresa com o SmartFi Pro!

Dúvidas frequentes sobre Wi-Fi hotspot (Guia rápido)

O que é um hotspot?

Um hotspot é um ponto físico para acesso à conexão sem fio Wi-Fi. Permite que as pessoas se conectem à rede para compartilhar dados, checar as redes sociais, ver vídeos e muito mais. 

Como funciona o Wi-Fi hotspot?

A partir de uma malha tecnológica visível e invisível, que inclui ondas de rádio flutuando pelo ar, roteadores, cabos conectados aos roteadores, uma central de gerenciamento e uma estrutura fornecida pelo provedor. 

Como conectar ao Wi-Fi hotspot?

Hoje é possível conectar ao Wi-Fi por qualquer dispositivo eletrônico, como computador, celular ou TV. É só acessar a opção da rede nas configurações e entrar com a senha respectiva daquele hotspot. 

Conclusão

Como foi analisado ao longo deste guia, o Wi-Fi hotspot é uma tecnologia muito poderosa para os tempos atuais e deve ser usada para fidelizar clientes. 

Ao trabalhar com uma estrutura que forneça estabilidade, velocidade e segurança, você garante que seu cliente se sinta bem ao usar a sua rede.

Além disso, é possível usar a rede como uma forma de coletar dados sobre seus clientes para alimentar campanhas/estratégias de marketing e decisões de negócio.

4/5 - (Total de avaliações: 1)