Confira o que é hosting, como funciona + dicas para escolher

O hosting é uma hospedagem para manter os sites e serviços da web funcionando corretamente. É a partir dele que se pode verificar informações rapidamente, ver imagens, vídeos e também acessar links que redirecionam a outras páginas.

Para escolher a opção ideal, é indispensável considerar alguns pontos como os serviços oferecidos pela hospedagem, bem como o tamanho e o tipo de site. Confira mais informações e dicas a seguir.

O que é hosting?

O hosting ou hospedagem é uma máquina ligada a uma rede que contém um endereço de IP e um domínio definido. Dessa forma, os usuários conseguem verificar informações de maneira eficiente, consumir serviços e utilizar recursos quando precisarem. 

É muito comum também que os hostings sejam conhecidos por “web hosting”, “hospedagem de sites” e “servidores”. Podemos considerar que os hosts são os responsáveis por salvarem tudo o que está num site como imagens, informações, vídeos, links e demais dados coletados dos acessos de usuários.

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): o que são e para que servem?

Como funciona o hosting?

Um hosting funciona por meio de servidores físicos ou virtuais, em que o primeiro é um computador que permite às empresas acessarem dados, armazenarem informações e utilizarem softwares para trabalhar, por exemplo. No segundo, é disponibilizado um serviço exclusivo de internet service providers que oferece um ambiente virtual para salvar informações e processar dados.

A respeito da forma como ele faz o armazenamento de dados, é possível salvar arquivos em formatos HTML, CSS e informações específicas de produtos, serviços e seus valores e cadastros de clientes.

Neste caso, sempre que uma pessoa abrir o navegador e inserir um endereço, é desenvolvida uma conexão com o servidor que o conteúdo está hospedado. Através do ICANN, é possível acessar centenas de sites, mesmo que eles sejam do exterior, por exemplo, pois todos estão ligados a um servidor e possuem IPs únicos.

Quais são os tipos de hosting?

É essencial conhecer os principais tipos de hospedagens, pois cada opção atende finalidades específicas e tem as suas vantagens e desvantagens:

  • Shared Hosting: hospedagem compartilhada que possui baixo custo, é fácil de usar, mas pode gerar sobrecarga de servidores;

  • Virtual Private Server: uma máquina que hospeda softwares e dados. Ideal para executar aplicações;

  • Hospedagem Dedicada: é possível utilizar mais recursos, conforme o desempenho do site como o Grupo Lupo que possui um host dedicado;

  • Cloud Hosting: hospedagem em nuvem que atua com recursos de servidores físicos e virtuais, porém oferece maior praticidade no dia a dia e é mais flexível.

A hospedagem de sites em um servidor pode ocorrer através da nuvem, por VPS ou até mesmo pelo método dedicado disponível na Algar Telecom. Entre em contato com um dos nossos consultores e tenha mais praticidade e segurança no seu gerenciamento de dados!

Benefícios de um bom serviço de hosting

A Algar Telecom tem o melhor serviço de hosting, que garante alta velocidade para os projetos da sua companhia e contam com servidores exclusivos no país. Além disso, também possui uma rede de fibra óptica de ponta que fornece uma conectividade estável e veloz.

Desempenho e velocidade

Ao entender o que é hospedagem, a empresa pode contar com um excelente desempenho e maior velocidade para desenvolver projetos, auxiliar clientes e ter um alcance maior com o público. O diferencial é que com a Algar Telecom, o seu negócio tem alto desempenho, devido aos servidores especializados no Brasil para proporcionar estabilidade ao seu negócio.

Segurança

Não são todos os hostings que oferecem proteção completa para manter os dados do seu negócio seguros, mantendo as suas informações protegidas contra incêndios e curto-circuitos, por exemplo. Já a Algar, oferece excelente segurança para prevenir ataques indesejados de DDoS através da defesa dedicada do nosso servidor.

Suporte técnico

Diversas empresas têm dificuldades para utilizar totalmente os serviços que contratam pela falta de suporte técnico imediato. Não é à toa que muitas dessas marcas preferem cancelar o contrato e procurar uma opção melhor, mais robusta e que entregue exatamente o que é prometido, como o nosso serviço de hospedagem dedicada.

No entanto, o suporte técnico da Algar fica ativo durante 24 horas e nos 365 dias do ano, possibilitando que você e a sua equipe trabalhem com mais tranquilidade na empresa. Caso quaisquer problemas ocorrerem, vocês têm a segurança de contar com um time especializado para os auxiliar no que for necessário.

Escalabilidade

O hosting permite que a empresa expanda o site conforme ele cresce. Através do serviço da Algar, a sua página permanece ativa e rápida mesmo com diversos acessos simultâneos de clientes, o que não aconteceria se fosse com um servidor compartilhado.

Como escolher o serviço de hosting ideal?

É necessário analisar o tamanho do site a fim de escolher a opção que vai atender a necessidade do momento e que esteja dentro do orçamento. Nesse caso, é importante que os valores sejam comparados entre os benefícios proporcionados por cada uma das hospedagens analisadas.

Você também deve verificar sobre o que é oferecido pelo hosting, como backups automáticos, e-mails e SSL. Além de analisar a reputação do provedor. Afinal, existem muitas opções disponíveis, mas a maioria não oferece bom atendimento, nem contam com hospedagem dedicada e bem avaliada.

Na Algar, você conta com servidor dedicado, seguro e suporte 24h com auxílio imediato. Além disso, o hosting é de prática gestão e possível de otimizar a área de segurança como desejar — não é mais necessário usar um próprio data center.

Preencha hoje o formulário de contato com os dados solicitados para os especialistas entenderem a sua necessidade. Assim, você pode fazer a contratação do serviço imediatamente para manter o seu site com funcionamento ágil e devidamente seguro contra possíveis ameaças!

Avalie este post

Deixe um comentário